12 milhões de embalagens de bebidas entregues pelos consumidores para reciclagem

Desde março de 2020 foram depositadas, em média, 39.000 embalagens por dia

O projeto-piloto de recolha de embalagens de bebidas em plástico em máquinas automáticas totaliza 12 milhões de embalagens depositadas pelos consumidores, 66% das quais com capacidade superior a 0,5 litros.

Esta quantidade de embalagens possibilitou a reciclagem de cerca de 350 toneladas de PET, incorporado em novas garrafas de bebidas, promovendo a circularidade de materiais. Desde março de 2020 foram depositadas, em média, 39.000 embalagens por dia.

Por embalagem depositada em cada uma das 23 máquinas automáticas instaladas em grandes superfícies comerciais em Portugal Continental, o consumidor recebe um talão de desconto em compras ou com um valor a reverter como donativo para instituições de apoio social.

No total, foram emitidos talões no valor de 510.000 euros, tendo os consumidores atribuído 10 mil euros aos apoios sociais. A partir de hoje, e até 15 de setembro, o projeto-piloto entra numa nova fase, dedicada exclusivamente a donativos a 23 instituições de apoio social, previamente selecionadas online pelos consumidores.

Financiado a 100% pelo Fundo Ambiental do Ministério do Ambiente e Ação Climática, no montante de 1,655 milhões de euros, o projeto-piloto “Quando do Velho se Faz Novo, todos ganham. Ganha o Planeta!” permite a aquisição de experiência para a definição e operacionalização do futuro sistema de depósito de embalagens de bebidas em plástico, vidro, metais ferrosos e alumínio.

A gestão do projeto é de um consórcio composto pela Associação Águas Minerais e de Nascente de Portugal, Associação Portuguesa das Bebidas Refrescantes Não Alcoólicas (PROBEB) e Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED).

No Algarve, há apenas uma máquina de recolha das embalagens instalada, junto ao hipermercado Auchan, no Centro Comercial Aqua, em Portimão.

As instituições eleitas pelos consumidores, através de votação online, para receber os donativos do projeto “Quando do Velho se Faz Novo, Todos Ganham. Ganha o Planeta”, são as seguintes:

 

  • SER IGUAL – Associação de Serviços Especiais de Reabilitação e Igualdade (Tavira)

Auchan Portimão

Programas terapêuticos destinados a jovens com deficiências profundas para desenvolvimento de competências específicas, permitindo o descanso e usufruto de atividades de lazer ao seu cuidador.

 

  • CERCIBEJA – Cooperativa para a Educação, Reabilitação, Capacitação e Inclusão de Beja

Continente Beja

Apoio na compra de um autocarro adaptado para pessoas com cadeiras de rodas, garantindo condições mais modernas e mais seguras para melhor servir os utentes da Instituição.

 

  • Fundação Arcelina Victor dos Santos (Almada)   

Auchan Almada

Apoio à aquisição de caixas destinadas à recolha de alimentos e refeições para entregar a utentes carenciados, contribuindo para a luta contra a fome e carências alimentares e o combate ao desperdício alimentar.

 

  • CERCISIAGO – Cooperativa para a Educação e Reabilitação de Crianças Inadaptadas de Sines e Santiago do Cacém

Continente Sines

Apoio a pessoas com dependência, famílias carenciadas e idosos residentes, através de um Banco de Ajudas Técnicas (cadeiras de rodas, camas articuladas, andarilhos, canadianas, entre outros) para melhorar a sua qualidade de vida.

 

  • Associação Humanitária Bombeiros Voluntários de Paços de Ferreira

Intermaché Paços de Ferreira

Apoio na prevenção e combate a incêndios, o socorro às populações em caso de incêndios, inundações, desabamentos e, de um modo geral, em todos os acidentes, o socorro a náufragos e buscas subaquáticas, o socorro e transporte de acidentados e doentes, incluindo a urgência pré-hospitalar, no âmbito do sistema integrado de emergência médica.

 

  • APPACDM de Évora

Continente Évora

Prestação de serviços personalizados de reabilitação pessoal, social e profissional a Pessoas com Deficiência e Incapacidades (PCDI).

 

  • Delegação de Braga da Cruz Vermelha Portuguesa        

Continente Braga

Desenvolvimento de estratégia de comunicação e de materiais de suporte para promover ações que visam incentivar colaboradores e voluntários a adotar comportamentos responsáveis e sustentáveis.

 

  • Santa Casa da Misericórdia de Santo António de S. Pedro do Sul         

Continente Viseu

Cedência de bens e desenvolvimento de atividades de intervenção social, designadamente de: apoio à infância e juventude, apoio a pessoas idosas, pessoas com deficiência e incapacidade, em situação de necessidade ou de dependência, sem-abrigo e a vítimas de violência doméstica; Apoio à integração social e comunitária, entre outras atividades da economia social.

 

  • PRAVI – Projecto de Apoio a Vítimas Indefesas (Almeirim)       

Continente Almeirim

Apoio a ações de resgate de animais de rua, garantindo a sua alimentação, cuidados de saúde (vacinação e esterilização/castração) e de segurança (chipagem), tendo por objetivo a adoção de animais resgatados. Saber mais.

 

  • Santa Casa da Misericórdia de Coimbra – Centro de Apoio à Terceira Idade

Continente CoimbraShopping

Combater as consequências das alterações de vida da pessoa idosa, partindo das suas experiências e competências para “criar novos laços”, fazendo bonecos e outras peças, que serão doadas a crianças carenciadas.

 

  • Cantinho dos Animais (Évora)

Pingo Doce Évora EN

Apoio ao pagamento de despesas médico-veterinárias contraídas com os animais a cargo da associação, essenciais ao seu bem estar, e posterior encaminhamento para adoção.

 

  • Associação de Promoção Social da População do Bairro do Aleixo (Porto)

Continente Antas

Promover a participação de crianças de contexto social desfavorecido nas Oficinas Ambiente, proporcionando espaços alternativos de aprendizagem e de experiências pedagógicas.

 

  • Fundação Betânia (Bragança)

Pingo Doce Bragança

Serviço de Apoio Domiciliário para garantir a satisfação de necessidades básicas das pessoas idosas, tais como higiene pessoal e alimentação, e para combater o isolamento.

 

  • Instinto – Associação Protetora de Animais da Covilhã  

Continente Covilhã

Desenvolvimento de campanha de esterilização de gatas e gatos de rua com o objetivo de contribuir para o controlo da sobrepopulação de animais de rua e reduzir a possibilidade de contágio de doenças.

 

  • Associação de Moradores do Complexo Habitacional de Ringe (Santo Tirso)

Auchan Guimarães

Apoio a ações de sensibilização ambiental envolvendo a comunidade local, para abordar temas como a importância da preservação natureza, da floresta e dos respetivos ecossistemas e a economia circular.

 

  • Conferência de S. Vicente Paulo (Entroncamento)
  1. Leclerc Entroncamento

Apoio a famílias carenciadas com cabazes de alimentos, doados mensalmente e roupas a quem delas necessitar.

 

  • AMAR 21 – Associação de Apoio à Trissomia 21 e Outras Perturbações do Neurodesenvolvimento (Barcelos)

E.Leclerc Barcelos

Desenvolvimento de ateliers: cozinha, pastelaria, trabalho artístico com métodos de criação de caixas artesanais e pintura, lavandaria, costura e hotelaria, por forma a trabalhar a integração profissional de jovens com deficiência.

 

  • Associação de Socorros Mútuos Nossa Senhora da Esperança de Sandim e Freguesias Circunvizinhas (Vila Nova de Gaia)

Continente Gaia Jardim

Apoio a pessoas idosas isoladas e a famílias que estejam a experienciar vulnerabilidades financeiras temporárias e/ou permanentes, dando-lhes acesso a refeições completas em regime de take-away.

 

  • Comunidade Vida e Paz (Mafra)      

Auchan Alfragide

Apoio à substituição de telhado do Centro de Reabilitação e de Inserção da Tomada, a fim de proporcionar mais e melhores condições de habitabilidade e segurança aos utentes que nela estão acolhidos.

 

  • Associação de Solidariedade Social de Ponte de Sor       

Continente Portalegre

Estrutura residencial para pessoas idosas com estabelecimento para alojamento coletivo, de utilização permanente onde se desenvolvem atividades de apoio social e ocupacionais, cuidados de enfermagem e fisioterapia. Contribuem para a estimulação de um processo de envelhecimento ativo realizado no interior e exterior da instituição e em parceria com outras entidades.

 

  • CENSO – Centro Social, Cultural e Recreativo de Messegães, Valadares e Sá (Monção)

Continente Monção

Apoio à disponibilização domiciliária de baús itinerantes, compostos por material didático com propostas de atividades personalizadas, para minimizar riscos do isolamento de idosos através de rotinas de atividades cognitivas e de motricidade.

 

  • CERCIPOM-Cooperativa Ensino Reabilitação de Cidadãos Inadaptados de Pombal, CRL

Continente Leiria

Apoio a pessoas com deficiência e incapacidades, promovendo a autonomia pessoal, social e profissional dos seus clientes, através de um serviço individualizado e abrangente. Oferecem os seguintes serviços: Centro de Atividades Ocupacionais (CAO), Lar Residencial, Centro de Formação Profissional, Centro de Recursos Terapêuticos, Piscina (aberta à comunidade), Intervenção Precoce e Centro de Recursos para a Inclusão (CRI).

 

  • Associação de Paralisia Cerebral de Lisboa (APCL)        

Continente Amadora

Apoio a crianças com necessidades educativas especiais e em situação de vulnerabilidade social, realizando sessões terapêuticas e atividades grupais inclusivas no Centro de Equitação Terapêutica (projeto “O Cavalo e Eu”).

 



Comentários

pub