VRSA lamenta morte de João Cutileiro, recordando escultura do Marquês de Pombal

Escultura “Sebastião José de Carvalho e Mello – Marquês de Pombal”, instalada na Avenida da República e inaugurada no dia 13 de Maio de 2009, resultou de encomenda da Câmara Municipal

João Cutileiro, junto ao seu Marquês de Pombal, no dia da inauguração da sua obra – Foto: CM VRSA

No dia da morte do escultor João Cutileiro, o município de Vila Real de Santo António presta homenagem ao artista, em nota de pesar, recordando a sua escultura “Sebastião José de Carvalho e Mello – Marquês de Pombal”, instalada na Avenida da República e inaugurada no dia 13 de Maio de 2009, em resultado de uma encomenda daquela autarquia.

O escultor, nome maior das artes plásticas do século XX, morreu na madrugada desta terça-feira, no Hospital Pulido Valente, em Lisboa, aos 83 anos, na sequência de complicações provocadas por um enfisema pulmonar.

Na sua nota de pesar, a Câmara de VRSA recorda que Cutileiro trabalhou com vários materiais, mas sobretudo com o mármore, que moldava recorrendo também a máquinas elétricas.

João Cutileiro é, entre muitas outras obras, autor do Monumento ao 25 de Abril, instalado no Parque Eduardo VII, em Lisboa, bem como a figura de D. Sebastião, instalada em Lagos.

«O intimismo, o erotismo e o amor são os principais temas da sua obra escultórica, muito marcada pelo mármore, reconhecida em Portugal e no estrangeiro», salienta a autarquia vilarrealense.

À família e amigos deste nome maior das artes portuguesas, o município de Vila Real de Santo António endereça as mais sentidas condolências.

 

A estátua do Marquês de Pombal, na avenida junto ao Guadiana, em VRSA – Foto: CM VRSA

 



Comentários

pub