Vacinação contra a Covid-19 está a decorrer «de forma tranquila» no Algarve

«Este é um fator de esperança para as pessoas»

A vacinação contra a Covid-19 está a «decorrer de forma tranquila, efetiva e sem problemas» no Algarve, disse esta sexta-feira, 22 de Janeiro, Paulo Morgado, presidente da Administração Regional de Saúde (ARS).

Na habitual conferência de imprensa de balanço da pandemia na região algarvia, este responsável disse que a vacinação está a «decorrer de acordo com aquilo que é o plano nacional».

No Sotavento, a vacinação nos lares que não têm surtos ativos de Covid-19 «está terminada», estando agora a decorrer «nos municípios do Algarve Central e do Barlavento».

Segundo previsões de Paulo Morgado, espera-se que a primeira dose seja dada a todos os utentes e funcionários de lares, onde não há casos de pessoas infetadas, «durante a próxima semana», para se «concluir a [primeira fase da] vacinação neste grupo prioritário».

As estimativas avançadas pelo presidente da Administração Regional de Saúde apontam para que já tenham sido dadas cerca de 4 mil vacinas em toda a região (2 mil a profissionais de saúde e outras 2 mil em lares».

Certo é que o processo «está a decorrer sem problemas, efeitos secundários graves ou complicações».

Neste sentido, Jorge Botelho, o secretário de Estado que é coordenador da resposta à pandemia no Algarve, disse que «este é um fator de esperança para as pessoas».

«Portugal tem uma grande experiência em vacinação e é um processo que tem decorrido sem ruído. Haja vacinas e nós teremos capacidade para vacinar de acordo com os padrões de prioridade», concluiu.

A primeira vacina contra a Covid-19 no Algarve foi dada a 29 de Dezembro, a profissionais ligados à saúde, nos hospitais e centros de saúde da região.

Seguiram-se os lares, onde a primeira vacina foi inoculada a 12 de Janeiro.

 

 

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44

 

 



Comentários

pub