UE/Presidência: Marcelo deseja êxitos e destaca vacinação e atribuição de ajudas financeiras

Portugal assumiu no dia 1 de Janeiro, pela quarta vez, a presidência rotativa do Conselho da União Europeia

O Presidente da República saudou hoje e desejou êxitos à presidência portuguesa da União Europeia, destacando os processos de vacinação contra a Covid-19 e de atribuição de ajudas financeiras aos Estados-membros para fazer face à atual crise.

Numa nota divulgada no portal da Presidência da República na Internet, Marcelo Rebelo de Sousa antevê «seis meses de grande empenho das autoridades portuguesas e de afirmação de Portugal, quer em Bruxelas, mas também um pouco por todo o mundo», como «ator internacional de primeira linha».

«Ser Estado-membro da União Europeia torna-nos num ator internacional de primeira linha e esta presidência é um momento raro de dirigir os destinos e as tomadas de decisão desta comunidade de valores, de promoção da paz, dos direitos humanos, da igualdade, solidariedade e estabilidade e do bem-estar sustentável dos cidadãos europeus, mas também da melhoria das condições de vida em muitos outros locais do mundo», considera.

Segundo o chefe de Estado, «é esta igualdade e solidariedade da União Europeia que vai permitir que os seus 450 milhões de cidadãos possam vir a ser vacinados» contra a covid-19, «bem como atribuir as ajudas financeiras» para fazer face à crise social e económica causada pela pandemia.

Marcelo Rebelo de Sousa refere que «as prioridades definidas pelo Governo português para esta presidência», durante o primeiro semestre de 2021, são «promover a recuperação, a coesão e os valores europeus, promover a União Europeia como líder na ação climática, acelerar a transformação digital ao serviço dos cidadãos e das empresas, valorizar e reforçar o modelo social europeu, promover uma Europa aberta ao mundo».

«O Presidente da República saúda assim o início desta Presidência Europeia e deseja os maiores êxitos na sua realização», lê-se na nota.

Portugal assumiu no dia 1 de Janeiro, pela quarta vez, a presidência rotativa do Conselho da União Europeia.

O primeiro-ministro António Costa recebe hoje, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, o presidente do Conselho Europeu Charles Michel, no primeiro encontro oficial da presidência portuguesa.

O Presidente da República estará presente hoje no concerto inaugural da presidência portuguesa, também no Centro Cultural de Belém.

 



Comentários

pub