Três patos com estatuto de conservação “Em Perigo” devolvidos à Natureza

Aves estiveram em recuperação no RIAS

Três patos de espécies com estatuto de conservação “Em Perigo” foram devolvidos, em Dezembro, à Natureza, depois de terem estado em recuperação no RIAS, o Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens, situado na Quinta de Marim (Olhão).
O pato-de-bico-vermelho (Netta rufina) é uma ave pouco comum, sendo a sua localização bastante localizada em lagoas e albufeiras a sul de Lisboa e Vale do Tejo. Em Portugal, tem atualmente um estatuto de conservação “Em Perigo”, sendo a principal ameaça a drenagem de zonas húmidas para cultivo ou para construção de infraestruturas.

Dois patos-de-bico-vermelho «ingressaram no RIAS ainda enquanto crias, e a sua recuperação ficou, em parte, a cargo da nossa mãe adotiva».

 

Também um outro pato – um zarro-comum (Aythya ferina) – foi libertado. Esta fêmea ingressou no centro debilitada, necessitando de repouso e alimento adequado.
O zarro-comum tem, tal como o pato-de-bico-vermelho, uma população residente “Em Perigo” no nosso país, e por isso, salienta o RIAS, «a recuperação destas aves e a sua libertação na Natureza é essencial para a sua conservação».
Saiba mais sobre o RIAS e sobre as formas para ajudar este Centro de Recuperação clicando aqui



Comentários

pub