Tempo frio vai continuar até dia 17 de Janeiro

Valores de 1 a 6 graus abaixo da média

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) continua a prever, para esta semana de 11 a 17 de Janeiro, valores da temperatura média do ar abaixo do normal, refletindo-se numa anomalia negativa (entre -6 e -1°C) para todo território.

O IPMA salienta que desde o passado dia 24 de Dezembro, verificou-se, de forma consistente, uma situação de frio generalizado com valores da temperatura máxima e mínima do ar inferiores ao valor da normal climatológica 1971-2000.

Nas últimas duas semanas, apenas no dia 28 o valor da temperatura mínima foi próximo do normal. Os dias 5 e 6 de Janeiro foram mesmo os «dias com os menores valores médios no período».

O início do mês de Janeiro foi caracterizado por tempo frio, que «inicialmente teve origem no transporte de uma massa de ar frio polar, associado um fluxo predominante de norte, sobre o território continental, e na ação conjunta de um anticiclone localizado a nordeste do Arquipélago dos Açores, que progressivamente se estendeu em crista para a região da Escandinávia, e de uma região depressionária com vários núcleos em deslocação sobre o Golfo da Biscaia ou na região do Mediterrâneo Ocidental».

A partir de dia 5, «o fluxo predominante torna-se de nordeste, deslocando-se gradualmente o anticiclone para a região a oeste das Ilhas Britânicas, mantendo-se estacionário por vários dias a sul da Islândia, aproximadamente entre os dias 5 e 8 de janeiro».

Em altitude, «configurou-se uma situação de bloqueio entre os dias 4 e 8, permitindo ainda o transporte de massas de ar frio polar ou mesmo com características árticas sobre Portugal continental», situação esta permaneceu até ao fim-de-semana de 9 e 10 de janeiro, prevendo-se ainda a continuação do tempo frio até ao dia 13 de janeiro.

No entanto, até ao dia 8 de Janeiro, apenas tinham sido atingidos valores extremos de temperatura mínima em duas estações: Covilhã e Chaves, de acordo com as observações da rede estações meteorológicas do IPMA.

Desde 2000, registaram-se vários episódios de tempo frio persistente, designadamente nos meses de Janeiro de 2005, 2006, 2007, 2009, 2012 e 2017.

No episódio mais recente, 2017, foram registados valores extremos de temperatura mínima do ar, nomeadamente em Chaves, Sabugal, Covilhã, Lamas de Mouro, Tomar, Moimenta da Beira, Figueira de Castelo Rodrigo, Moncorvo, Macedo Cavaleiros, Aldeia do Souto e Alvega.

 

Comentários

pub