Taxa de ocupação no Algarve foi mais a baixa de sempre em Dezembro

O volume de vendas dos hotéis e empreendimentos turísticos do Algarve desceu 62,3% em relação a Dezembro do ano passado

A taxa de ocupação média das unidades hoteleiras algarvias, em Dezembro, foi de 14,6%, «60,7% abaixo do valor registado em 2019» e a mais baixa de sempre neste mês, anunciou a Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve.

Como termo de comparação, no mesmo mês de 2019 a taxa de ocupação global média/quarto nas unidades associadas da AHETA fixou-se nos 34%, valor que, na altura, representou uma subida de 1,1 pontos percentuais em relação ao último mês de 2018.

Quanto ao volume de vendas, desceu 62,3% em relação a Dezembro do ano passado.

Por mercados, os que mais contribuíram para a descida verificada foram o holandês (‑83,3%), o britânico (-79,6%), o alemão (-58,4%) e o mercado nacional (-37,0%).

Em valores acumulados, a ocupação cama regista uma descida média de -56,8% desde Janeiro e o volume de vendas uma descida de -58,5%.

Estes números referem-se, apenas, aos empreendimentos que estão em funcionamento.

Os dados relativos à totalidade dos empreendimentos existentes, revelam que, «em termos acumulados, as dormidas baixaram 63,6%, correspondendo a menos 15,3 milhões».

«Em termos acumulados, as dormidas baixaram 63,6%, correspondendo a menos 15,3 milhões. O volume de negócios caiu 65,1%, mais de 800 milhões de euros», segundo a AHETA.

Já a procura externa «caiu 75,1% (-14,2 milhões de dormidas e -3,2 milhões de hóspedes)» e a procura interna «caiu 21,2% durante o ano, ou seja -1,1 milhões de dormidas e -280 mil hóspedes.

 

 



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