Silves pede ajuda à população para recolher provérbios, expressões e lengalengas tradicionais

Iniciativa “Na Ponta da Língua” visa recolher o Património Cultural Imaterial do concelho

A Câmara de Silves está a fazer uma recolha do Património Cultural Imaterial do concelho e está a pedir a ajuda de munícipes que «gostem de recordar e saibam provérbios, lengalengas, expressões, adivinhas e costumes, entre outros».

Com a iniciativa “Na ponta da língua” a autarquia «pretende promover a preservação do património imaterial, através da recolha e registo dos saberes orais, nomeadamente de expressões utilizadas, através da forma de falar, das celebrações religiosas, das festas, danças e romarias, das lendas e contos populares, das músicas, orações, provérbios, lengalengas, adivinhas e costumes».

O período de inscrições decorre até 31 de Maio, no setor de Educação da Câmara Municipal de Silves (telefone 282 440 815 ou email [email protected] | [email protected]) ou através da junta de freguesia local, podendo a ficha de inscrição ser descarregada no site da Câmara de Silves.

Esta iniciativa «vem na linha de atuação de outros projetos promovidos pelo município de Silves, através da recolha dos saberes orais, gastronómicos e fotográficos», alguns dos quais resultaram em exposições temáticas, nomeadamente as mostras “Mulheres da Nossa Terra”, “Casamentos da Nossa Gente” e “Das Memórias à Revolução”.

No caso particular da rúbrica “Na ponta da Língua” pretende-se, para além da recolha e registo vídeo, lançar, num futuro próximo, um suporte digital com todos os seus conteúdos, preservando e prolongando no tempo o património imaterial do concelho.

 

 



Comentários

pub