Projeto de economia circular quer dar nova vida aos resíduos da hotelaria

Empresários do setor da hotelaria são desafiados a participar

Um projeto liderado pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve está a procurar dar uma nova vida a resíduos da hotelaria, numa lógica de economia circular,  tanto no Algarve como na vizinha província de Huelva, em Espanha.

O projeto Economia Circular e Resíduos de Sabonetes de Hotelaria (ECRESHOT) «visa conhecer as quantidades de resíduos de sabonete e de outros tipos de resíduos (tais como os biorresíduos, os resíduos têxteis, os móveis e eletrodomésticos) que resultam da atividade hoteleira, tentando identificar parceiros no tecido empresarial da região que demonstrem interesse em valorizar esses resíduos e/ou produtos, promovendo um modelo de negócio inovador que integre o seu potencial de circularidade», segundo a CCDR do Algarve.

Entretanto, já foi criado um site para ECRESHOT, «na qual se encontra informação sobre os parceiros e os produtos do projeto», além de outras informações.

«Tratando-se de um projeto participativo, é essencial o contributo dos agentes da hotelaria e alojamento, bem como dos operadores de gestão de resíduos da região. Para se conhecer os dados quanto à quantidade, tipologia e encaminhamento dado aos resíduos durante o ano de 2019 na região do Algarve, foi preparado um questionário que está disponível para preenchimento na plataforma», apela a entidade coordenadora do projeto.

Apesar desta ser uma iniciativa que nasceu no âmbito da Agenda Regional para a Economia Circular, a CCDR algarvia decidiu procurar parceiros do outro lado da fronteira, o que lhe permitiu associar este projeto ao programa Interreg VA España-Portugal (POCTEP).

«Dadas as características comuns entre a região do Algarve e da Andaluzia, considerou-se vantajosa a adoção de uma estratégia comum, em particular com a província de Huelva, pelo que foram estabelecidos contactos de parceria com a Diputación Provincial de Huelva», segundo os coordenadores do projeto.

Por outro lado, foi criada uma parceria na área empresarial com o  NERA- Associação Empresarial da Região do Algarve, tendo em conta que um dos objetivos do ECRESHOT «é o reforço da competitividade das PME».

«Espera-se, no final do projeto, a par do contributo do setor do turismo para a Agenda Regional da Economia circular no Algarve, conhecer a quantidade de resíduos produzida, atingir um nível elevado de separação e transporte para destino adequado e promover a sua valorização. Pretende-se incentivar a criação de novas empresas de gestão de resíduos, e/ou a reconversão de outras já existentes no Mercado, promovendo a responsabilidade ambiental e social da Hotelaria e dos Operadores de Gestão de resíduos intervenientes no processo, na região do Algarve e da Andaluzia», enquadrou a CCDR do Algarve.

 

 



Comentários

pub