Portugal vai ter confinamento de um mês «semelhante a Março e Abril»

Hoje houve reunião no Infarmed com especialistas e políticos

Foto: Flávio Costa | Sul Informação – Arquivo

O primeiro-ministro António Costa anunciou, esta terça-feira, 12 de Janeiro, que Portugal vai ter um confinamento de um mês, com «perfil semelhante a Março e Abril». 

O chefe de Governo falou aos jornalistas depois da reunião do Infarmed, que classificou como «bastante viva e interessante». A data de início do confinamento ainda não é conhecida, mas tudo indica que começará na quinta-feira.

Os setores de atividade que se manterão abertos também ainda não são conhecidos, mas é expectável que a restauração e o comércio fechem.

«Há um consenso generalizado perante aquilo que são os números verificados e a tendência de crescimento da pandemia. É essencial adotar medidas, medidas de um mês, de perfil semelhante a Março e Abril», disse António Costa.

«Os números têm tido uma variação, ao longo desta semana, mas, independentemente do valor concreto em que estejamos, o que é certo é que estamos com fortíssima dinâmica de crescimento que é preciso travar e a única medida são os confinamentos», acrescentou.

Segundo António Costa, o «grande tema de divergência» continua a ser o «funcionamento das escolas» que ainda não se sabe se continuarão abertas. Mas, para Costa, «nada justifica o encerramento das escolas até aos 12 anos». Para os restantes alunos, ainda será equacionado.

Neste sentido, António Costa revelou que ainda vai ouvir diretores de escolas e associações de pais sobre o fecho destes estabelecimentos.

«Estamos a viver um período de risco particular. Isto implica cautela», concluiu o chefe do Governo, sobre o agravamento da pandemia em Portugal.

 

 

 

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44

 

 



Comentários

pub