Portimão ativou mais dois centros para acolher os sem abrigo durante a vaga de frio

Medida é uma das dez que foram tomadas pela Proteção Civil de Portimão devido ao frio previsto para os próximos dias

Centro de abrigo em Portimão – Imagem de Arquivo – Foto: Hugo Rodrigues | Sul Informação

Portimão ativou mais dois centros de acolhimento/abrigos temporários, destinados a apoiar os sem abrigo, numa altura em que estão previstas temperaturas muito baixas.

Esta decisão surge no seguimento da previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, que aponta para «descidas acentuadas das temperaturas e intensificação do vento, o que provocará o aumento do desconforto térmico», nomeadamente nas madrugadas de sábado, domingo e segunda-feira, 10, 11 e 12 de Janeiro, que «serão as mais adversas».

Desta forma, o Centro de Coordenação Operacional Municipal (CCOM) de Portimão decidiu implementar um conjunto de dez medidas, «como forma de mitigar eventuais riscos junto dos sem abrigo e de pessoas com dificuldades económicas», nomeadamente a ativação de mais locais de acolhimento temporário, «em reforço àquele que já funciona na cidade de Portimão ao longo de todo ano», segundo a Câmara portimonense.

Estes abrigos estão a funcionar nas instalações da Santa Casa da Misericórdia de Portimão e no Portimão Arena.

As medidas de antecipação aprovadas também contemplam «o reforço da informação dirigida a pessoas em situação de vulnerabilidade, através das equipas de resposta da rede de emergência social, ações de patrulhamento por equipas de observação dos Bombeiros, Cruz Vermelha e Proteção Civil, de forma a sinalizar eventuais pessoas na condição de sem-abrigo e proceder ao respetivo encaminhamento para os centros de abrigo existentes no concelho».

«Outra das medidas prende-se com o empenhamento das Juntas de Freguesia, em proximidade às populações, para informar, sensibilizar, sinalizar e acompanhar todas as situações identificadas na respetiva freguesia, sendo também aumentada a prontidão do Agrupamento 159 do Corpo Nacional de Escutas no âmbito do apoio logístico, nomeadamente na vertente da alimentação», acrescentou a autarquia.

Será igualmente aumentada a prontidão da Delegação de Portimão da Cruz Vermelha Portuguesa, para apoio social e logístico aos centros de alojamento temporários, ao mesmo tempo que é reforçado o patrulhamento pelas forças de segurança (GNR, Polícia Marítima e PSP) para a identificação de eventuais pessoas em situação de vulnerabilidade, e respetivo encaminhamento.

Em complemento, foi ativada a plataforma de comunicação para acompanhamento permanente “Portimão – Tempo Frio”, com o objetivo de «agilizar o fluxo de informação entre os diferentes intervenientes na resposta de apoio social».

Foi, igualmente, reforçada a divulgação da linha municipal “Proteção 24” – 808 282 112″ para receber pedidos de ajuda e/ou sinalização de pessoas em situação de vulnerabilidade, «sendo elaborados produtos informativos e um comunicado dirigido à população com as medidas implementadas em antecipação a esta onda de frio».

A linha municipal Proteção 24 poderá ser utilizada como um contacto ao dispor de qualquer pessoa que saiba ou tenha visto algum sem-abrigo na rua, ou conheça alguém que precise de auxílio, prestando deste modo um relevante serviço de cidadania e solidariedade.

«O Centro Municipal de Emergência e Proteção Civil de Portimão continuará a monitorizar a situação em colaboração com os serviços de ação social e as três juntas de freguesia do concelho, numa ação coordenada com os agentes de Proteção Civil e entidades cooperantes, bem como com todas as instituições de solidariedade social que integram a rede de emergência municipal», concluiu a Câmara de Portimão.

 



Comentários

pub