Portimão abre candidaturas para Fundo de Apoio Empresarial de 1 milhão de euros

Fundo faz parte do programa “Portimão Dá a Mão à Economia Local”

Foto de Arquivo: Flávio Costa|Sul Informação

O período de candidaturas ao Fundo de Apoio Empresarial de Portimão arranca esta quarta-feira, 13 de Janeiro. Este fundo, no valor de um milhão de euros, foi constituído por capitais do município e destina-se «a apoiar a tesouraria das empresas com domicílio fiscal ou sede no concelho, que sofreram quebras abruptas de faturação em resultado da Covid-19».

As candidaturas poderão ser submetidas até 31 de janeiro.

A autarquia explica que este fundo, que faz parte do programa camarário “Portimão Dá a Mão à Economia Local”, destina-se «a empresários em nome individual, com ou sem contabilidade organizada, sociedades comerciais e profissionais liberais com domicílio fiscal ou sede no município de Portimão e/ou que exerçam a sua atividade primordialmente nesta circunscrição territorial».

Restauração e bebidas, comércio de bens a retalho, prestação de serviços, indústria, agricultura e pesca são as atividades elegíveis para este fundo que «tem em vista a mitigação dos efeitos nefastos da presente crise epidemiológica em termos económicos».

Para que as empresas possam beneficiar do apoio «é condição essencial que a faturação dos candidatos não tenha sido superior, no ano de 2019, a 150 mil euros no caso dos empresários, e a 60 mil euros no que toca aos profissionais livres, e que apresentem quebras superiores a 40 por cento em 2020 devido à atual pandemia, tendo assim direito a um apoio único no valor de 2000 euros».

Os beneficiários do apoio ficam obrigados a ter atividade aberta até 30 de Junho de 2021, mantendo todos os postos de trabalho existentes até essa data.

Os interessados podem consultar o programa de candidatura e as condições de elegibilidade, bem como o respetivo formulário, no portal do Município de Portimão.

Este fundo, realça a Câmara de Portimão, «representa a principal medida do programa camarário “Portimão Dá a Mão à Economia Local”, com diversas iniciativas de estímulo ao tecido económico neste momento de regresso ao confinamento geral».

Dúvidas e questões relativas ao Fundo de Apoio Empresarial devem ser remetidas para o Gabinete de Apoio ao Investidor da Câmara Municipal de Portimão, através e-mail: [email protected].

 



Comentários

pub