Olhão cria Núcleo de Apoio à Saúde Pública devido ao aumento de casos de Covid-19

Este núcleo funciona desde a passada quinta-feira, 21 de Janeiro

O Município de Olhão criou um Núcleo de Apoio à Saúde Pública devido ao «aumento significativo do número de casos e de pessoas em isolamento profilático» no concelho. 

Este núcleo, que funciona desde a passada quinta-feira, 21 de Janeiro, foi visitado ontem, dia 26, por António Pina, presidente da Câmara de Olhão.

A estrutura, contemplada no Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil, integra o Posto de Comando Operacional Municipal e funciona sob a coordenação do delegado de Saúde na Biblioteca Municipal José Mariano Gago.

Além de técnicos da Unidade de Saúde Pública de Olhão e do Serviço Municipal de Proteção Civil, foram afetos, temporariamente, a este serviço outros 32 funcionários da autarquia, cuja atividade, em virtude do atual contexto, se encontrava suspensa.

A operação foi antecedida de um programa de formação direcionado para os técnicos da autarquia, ministrado por médicos de Saúde Pública, onde foram definidos todos os protocolos de atuação dos mesmos.

Entre outras funções, os colaboradores deste Núcleo vão fazer o acompanhamento epidemiológico da população, nomeadamente com a realização dos inquéritos epidemiológicos, aumentando a eficácia do acompanhamento das pessoas em vigilância ativa, uma operação considerada essencial para travar as cadeias de transmissão.

Além disso, irão, igualmente, proceder à produção e envio de toda a documentação inerente, designadamente as declarações de isolamento profilático.

O objetivo da criação deste Núcleo de Apoio à Saúde Pública em Olhão é o de apoiar a Unidade de Saúde Pública, reduzindo o tempo e melhorando a qualidade da resposta aos utentes.

 

 



Comentários

pub