Mais de 2 mil pessoas ajudaram a limpar os oceanos numa “Ação Lixo Marinho!”

Este projeto de âmbito nacional é liderado pelo CCV de Tavira e conta com diversos parceiros algarvios

Mais de 2 mil voluntários participaram em mais de 150 atividades de combate ao lixo marinho e proteção do Oceano, em todo o país, ao abrigo do projeto “Ação Lixo Marinho!”, que tem como parceiros os três Centros Ciência Viva (CCV) algarvios e tem contado com a participação de outras entidades da região, nomeadamente escolas.

Um ano após o início deste projeto de conservação da natureza, há já números animadores para mostrar, para mais tendo em conta o «ano de desafios inesperados» que 2020 foi.

Segundo o CCV de Tavira, que lidera o consórcio que lançou o “Ação Lixo Marinho!”, em tempo de pandemia «a execução do projeto foi posta à prova, porém as doze entidades parceiras nele envolvidas foram hábeis na adaptação às condições impostas pela crise sanitária provocada pela propagação da Covid-19».

«Apesar das limitações, foram realizados inúmeros eventos de educação e sensibilização para a problemática do lixo marinho e as suas crescentes consequências ambientais, económicas e sociais», acrescentou.

Desde «as mais usuais limpezas de praia (nas quais cada vez mais pessoas manifestam interesse)», até às ações pedagógicas realizadas em contexto escolar, «passando por eventos mais invulgares, como a banca de lixo marinho instalada no Mercado Municipal de Tavira durante a época estival», foram muitas as ações levadas a cabo.

Muitas delas tiveram a ajuda preciosa das comunidades escolares locais, tendo em conta que «as escolas representam onze das 26 entidades que têm participado nas ações deste projeto, que tem contado também com a colaboração de municípios, empresas e grupos voluntários».

E não houve mãos a medir, já que a problemática do lixo marinho, «ao contrário do que se poderia inicialmente pensar», piorou durante a pandemia, «não só porque ocorreu um acréscimo súbito da utilização de equipamentos de proteção pessoal como máscaras, luvas e gel desinfetante, mas também porque o seu descarte inapropriado faz com que acabem por poluir o Oceano e as zonas costeiras».

«Por isso, o projeto “Ação Lixo Marinho!” renova em 2021 o compromisso de continuar a realizar múltiplas atividades que promovam uma maior conscientização para o problema que o lixo marinho configura, nomeadamente o plástico, e a mobilizar as várias camadas da população para a redução do lixo na nossa orla costeira», garante o CCV tavirense.

Um exemplo de ações que serão realizadas em todo o país, no âmbito deste projeto, «são as monitorizações sazonais de lixo marinho em praias, que habitualmente recrutam uma soma considerável de participantes, já que são sobretudo realizadas com a cooperação de escolas locais».

O projeto Ação Lixo Marinho! insere-se na temática da Literacia do Oceano e resulta de um consórcio liderado pelo Centro Ciência Viva de Tavira, do qual fazem parte mais 11 entidades portuguesas ligadas à divulgação de ciência (Centro Ciência Viva do Algarve, Centro Ciência Viva de Lagos, Centro Ciência Viva do Lousal, Centro Ciência Viva de Vila do Conde e Expolab – Centro Ciência Viva), investigação (ARDITI – Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação, o Instituto Português do Mar e Atmosfera, e a Universidade do Algarve) e gestão ambiental (Agência Portuguesa do Ambiente e Cascais Ambiente) e à defesa do meio ambiente (Marmeu – Associação de Defesa do Ambiente).

Este projeto é co-financiado pelo Fundo Azul, um mecanismo de incentivo financeiro da Direção-Geral da Política do Mar destinado a patrocinar atividades que se relacionem com o domínio do mar, entre as quais as que promovem a proteção e monitorização do meio marinho.

 

Fotos: CCV de Tavira

 



Comentários

pub