Loulé: Família é o mote da nova edição só online da “Monstrare”

Evento é online devido à pandemia

“Moço”, de Bernardo Lopes

“Família”. Este é o ponto de partida com os filmes e para as conversas de mais uma edição da “Monstrare” – Mostra Internacional de Cinema Social que se realiza de 13 a 16 de Janeiro, em Loulé. 

Numa época em que a pandemia continua a condicionar o decorrer das iniciativas culturais, o evento será realizado em espaço virtual, isto é, nas redes sociais. Assim, através do Facebook do Loulé Film Office será possível visionar os filmes apresentados, bem como acompanhar os webinars propostos, enquanto que no Instagram haverá lugar a diretos diários e talks com convidados ligados ao setor do cinema.

No arranque da Mostra, 13 de janeiro, as “curtas” estarão em destaque no Short Films Day. Entre as 17h00 e as 20h00, a organização disponibiliza online “Moço”, de Bernardo Lopes, “A Mulher do Sjaaks morreu e ele tem que dizer alguma coisa”, de Eva Zanern (Países Baixos), “Califórnia”, de Nuno Baltazar; e “Vício para uma família feliz”, de Tiago R. Santos.

Às 22h00, o realizador quarteirense Bernardo Lopes, recentemente distinguido com o Prémio Revelação no XXVI Festival Caminhos do Cinema Português com “Moço”, fará um direto no Instagram sobre este trabalho e o galardão que recebeu.

A produção luso-francesa “Montanha”, do realizador João Salaviza, é a proposta da “Monstrare” para o dia 14 de Janeiro. Entre as 17h00 e as 20h00, vai ser possível visionar a película no Facebook.

Segue-se, às 21h00, um webinar com a produtora de “Montanha”, Maria João Mayer. Às 22h00, a atriz louletana Victoria Guerra fará um live no Instagram, juntando-se, assim, a mais uma iniciativa ligada ao cinema que acontece em Loulé.

O documentário “Tempo Comum” integra o programa da Mostra no dia 15 de janeiro – o DOC Day -, disponível online das 17h00 às 20h00. A realizadora Susana Nobre traz a lume o tema da maternidade.

A realizadora Susana Nobre e Ivone Machado, diretora da Casa da Primeira Infância de Loulé, serão as convidadas do webinar que terá lugar das 18h30 às 19h30, dedicado à temática central desta película. A partir das 23h00, haverá um talk no Instagram com o guionista, realizador e produtor Gonçalo Galvão Teles.

A “Mostrare” é o primeiro evento em Portugal dedicado exclusivamente ao cinema sobre temáticas sociais.

 



Comentários

pub