Loulé disponibiliza linha telefónica de apoio psicológico a alunos e suas famílias

Este serviço também será usado como ferramenta de apoio ao estudo

A Câmara de Loulé está a disponibilizar apoio psicológico aos alunos das escolas do concelho e seus encarregados de educação, através da Linha Educação Solidária, com o número 966 951 913.

Esta linha telefónica, destinada «a todos os alunos que frequentam os agrupamentos de escolas do concelho de Loulé», foi criada «com o objetivo de capacitar e disponibilizar ferramentas que promovam a saúde psicológica dos alunos e da dinâmica familiar», segundo a autarquia louletana.

«Esta medida pretende também combater a desinformação sobre o coronavírus e atenuar os sentimentos de culpa, medo, ansiedade, assim como amenizar o impacto social da pandemia», acrescentou a Câmara.

A linha funciona das 9h00 às 20h00 e também conta com uma componente de apoio ao estudo, «nomeadamente no acesso a fotocópias, impressões e outros documentos de estudo para os alunos que carecem destes meios».

Esta iniciativa é um serviço integrado e prestado pelo Programa de Apoio à Psicologia Escolar (PAPE) e conta com o envolvimento dos psicólogos que fazem o acompanhamento psicológico e psicopedagógico a alunos nas escolas.

«Com base na premissa de que a escola é um espaço seguro, acolhedor e promotor do desenvolvimento e da saúde física e mental, a dimensão psicológica é essencial neste momento particularmente difícil para toda a comunidade», segundo a Câmara de Loulé.

Desde Março de 2020, o município de Loulé «tem lançado um conjunto de medidas importantes no apoio à comunidade educativa que integram a “Estratégia de adaptação da Comunidade Educativa do Concelho de Loulé em Tempos de Pandemia Covid-19”, promovendo a máxima segurança sanitária, mas também, neste caso, o bem-estar social e psicológico dos alunos e famílias».

 

 



Comentários

pub