Loulé cria Observatório Municipal de Ambiente e Território

Objetivo é fornecer informação ao cidadão sobre as políticas públicas e de administração do município

Ameixial – Imagem de Arquivo

Os louletanos vão poder seguir de perto as políticas públicas e decisões do executivo camarário na área do ambiente, através de uma nova ferramenta online criada pela Câmara, o Observatório Municipal de Ambiente e Território de Loulé.

Esta plataforma «tem como objetivo fornecer informação ao cidadão sobre as políticas públicas e de administração do município, assim como possibilitar uma maior articulação entre o poder público, entidades, agências e empresas privadas locais», segundo a Câmara de Loulé.

A criação do Observatório, que contou com o financiamento do Programa Regional CRESC Algarve 2020, «resulta da necessidade de integrar e disponibilizar a informação relativa ao território municipal, nos domínios do Ambiente, Economia, Sociedade e Território, mas também os diversos indicadores de desempenho e informações qualificadas relacionadas com os vários serviços da autarquia, assim como de outras fontes de informação».

Em 2016, foi aprovada a Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas de Loulé, «que agrega 28 opções de adaptação, através das quais o município pretende promover uma resposta coerente e fundamentada (baseada em dados concretos sobre o território e a sua economia) às múltiplas problemáticas relacionadas com as alterações climáticas», recordou a autarquia.

«A criação deste Observatório é mais um passo na longa caminhada que temos vindo a fazer para responder àquela que consideramos ser a principal ameaça ao futuro da Humanidade. Fomos um dos primeiros municípios a olhar para esta problemática e esta plataforma é mais um dos exemplos do nosso empenho em desenvolver um trabalho planeado, fundamentado e transparente», realçou, por seu lado, Vítor Aleixo, presidente da Câmara de Loulé.

 

 



Comentários

pub