Lagos faz adaptações para garantir a segurança de quem for votar no domingo

As secções de voto da Freguesia de S. Gonçalo foram mudadas para a Escola Secundária Gil Eanes

A Câmara de Lagos está a criar as condições para que «os munícipes possam exercer o seu direito de voto em segurança» nas Eleições Presidenciais domingo, dia 24 Janeiro.

Depois de no passado domingo 728 eleitores terem votado antecipadamente e «com toda a normalidade» no Edifício Paços do Concelho Séc. XXI,  para o dia das eleições propriamente dito «estão a ser seguidas todas as recomendações emitidas pela Comissão Nacional de Eleições, nomeadamente nos locais de funcionamento das assembleias de voto».

«Nesse sentido, para evitar a formação de ajuntamentos e proporcionar o distanciamento e arejamento necessários, foram alteradas as secções de voto da Freguesia de S. Gonçalo que habitualmente decorriam na escola EB1+JL de Santa Maria para a Escola Secundária Gil Eanes, tendo sido ainda criada mais uma secção/mesa de voto nessa freguesia», segundo a Câmara de Lagos.

Desta forma, no dia 24 estarão a funcionar «um total de vinte e quatro secções de voto, distribuídas pelas quatro freguesias do concelho de Lagos».

O mapa das assembleias de voto pode ser consultado aqui.

A criação das condições necessárias está a ser garantida pela autarquia lacobrigense, através do seu Serviço de Higiene e Segurança e do Serviço Municipal de Proteção Civil, e pelas Juntas de Freguesia, em colaboração com as entidades que gerem os edifícios cedidos para o ato eleitoral.

O município aproveitou para fazer «um apelo a todos os eleitores para que cumpram as medidas de distanciamento físico, utilização obrigatória de máscara, etiqueta respiratória, higienização das mãos e, se possível, que tragam a sua própria caneta».

Como noutros atos eleitorais, a Câmara irá disponibilizar transporte aos que vivem em zonas mais isoladas do concelho e não têm meios próprios para se deslocar ou apresentam dificuldades de mobilidade.

Ao todo, serão beneficiadas 13 povoações e lugares. Também haverá um circuito dentro da cidade de Lagos para transportar os eleitores entre a Escola EB1+JI de Santa Maria (antigo local de voto) e a Escola Secundária Gil Eanes (local adotado nesta eleição).

Os horários dos transportes camarários das e para as povoações pode ser consultado aqui.

 

 



Comentários

pub