Lagoa também vai ter “Alojamento Local para Aves”

«A implementação do projeto começa com a instalação e manutenção de várias dezenas de caixas-ninho em locais a identificar»

A Câmara de Lagoa e a Associação Vita Nativa assinaram um protocolo para implementar, neste concelho, o projeto ambiental “Alojamento Local para Aves”. 

“Alojamento Local para Aves” é o nome do projeto de educação ambiental que vai ser implementado durante os anos de 2021 e 2022 no concelho de Lagoa.

Segundo a Câmara de Lagoa, «desenvolve-se no âmbito de um protocolo assinado, nos primeiros dias de Janeiro deste ano, entre o Município e a Vita Nativa, uma associação sem fins lucrativos dedicada à conservação do ambiente».

«A implementação do projeto começa com a instalação e manutenção de várias dezenas de caixas-ninho em locais a identificar conjuntamente pelos técnicos da associação e do município. Esta e outras ações a desenvolver durante a vigência da parceria agora estabelecida, têm como objetivo promover a educação ambiental e divulgação científica junto de vários públicos, entre os quais a população escolar e vários agentes locais e regionais envolvidos na gestão do território», diz a autarquia lagoense.

Estimular a fixação de mais aves em locais específicos é um dos propósitos do “Alojamento local para aves” e pretende «aumentar o interesse, o conhecimento e os contactos mais diretos da comunidade humana, tanto com pequenas espécies como com algumas aves de rapina de média dimensão».

Para reforço da sensibilização dos cidadãos, este projeto contempla a instalação de câmaras de vídeo nalgumas caixas-ninho com transmissão em direto para uma plataforma online de acesso público.

O texto do protocolo assinado, e já em vigor, prevê que, após os dois anos de vigência inicial, possa vir a ser renovado mediante avaliação dos resultados.

 

 



Comentários

pub