“Faro. Somos Todos” originou 2 milhões de compras no comércio local e vai continuar até Abril

No total, passaram pela loja “Faro. Somos Todos” mais de 12 mil pessoas

A campanha de Natal “Faro. Somos todos.” originou compras diretas no comércio tradicional de mais de 2 milhões de euros e a iniciativa vai continuar. 

No total, passaram pela loja “Faro. Somos Todos” mais de 12 mil pessoas, sendo que a campanha durará até final de Abril, com a realização de mais oito sorteios.

Rogério Bacalhau, presidente da Câmara de Faro, e Paulo Santos, vice-presidente, tiveram uma reunião esta segunda-feira, 4 de Janeiro, com as associações parceiras da iniciativa “Faro. Somos Todos” — Associação do Comércio e Serviços da Região do Algarve (ACRAL), Associação de Desenvolvimento Comercial da Zona Histórica de Faro (Associação Comércio da Baixa), Associação dos Industriais Hoteleiros e Similares do Algarve (AIHSA) e Associação Cultural e Ativista da Baixa de Faro (OCAB) —, para um balanço da iniciativa.

Apurou-se que, pelos 270 estabelecimentos aderentes, espalhados por todo o concelho, circularam mais de 2 milhões de euros diretamente relacionados com a campanha e que a loja “Faro. Somos Todos” foi visitada por mais de 12 mil pessoas, que se habilitaram aos sorteios. No total foram realizados cinco sorteios, num investimento de 60 mil euros que foram novamente injetados nos estabelecimentos aderentes, fomentando a economia circular do concelho.

Para Rogério Bacalhau, «esta iniciativa veio atenuar os efeitos da crise no comércio tradicional e da restauração do concelho já bastante debilitado pela crise pandémica e devolver alguma esperança às famílias farenses que investem e consomem no concelho».

Já na opinião de Paulo Santos, «a iniciativa veio também aproximar os farenses e unir-nos em defesa do que é nosso e só assim, unidos e coesos, poderemos sair deste momento difícil pelo qual estamos todos a atravessar. Esta iniciativa fez a diferença não só no Natal dos empresários que aderiram, mas também na população em geral que escolheu estes estabelecimentos para fazer as suas compras de Natal com o estímulo dos sorteios», enfatizou.

Também na ótica das associações as mais valias foram muitas: Paulo Alentejano, presidente da ACRAL, considera «que o Faro. Somos Todos. foi uma agradável surpresa para todos pois superou as expectativas iniciais dos comerciantes, que estavam muito pessimistas em relação a este Natal, e a medida veio atenuar os efeitos da crise por que estão a passar».

Já para a restauração, setor com maiores restrições impostas pelas regras da DGS, «a continuidade desta campanha é fulcral. A campanha Faro somos todos veio criar uma dinâmica económica significativa e muito necessária nos tempos que correm, desta forma conseguiu-se apoiar de forma efetiva tanto o comércio tradicional como a restauração enquanto se gera simultaneamente valor e se alimenta a economia circular», frisou André Mendonça, da OCAB.

Daniel Alexandre do Adro, em representação da AIHSA, também acompanha a análise dos seus pares e acrescenta que «ao levar mais clientes aos restaurantes, a iniciativa contribuiu para que os clientes confirmassem, por si, como estes espaços respeitam as indicações das autoridades de saúde, oferecendo condições de segurança para serem frequentados, devolvendo assim o elevado grau de confiança no setor» e Davide Alpestana, da Associação do Comércio da Baixa, remata que «a baixa de Faro só teve a ganhar com o projeto pois dinamizou esta zona da cidade e trouxe mais clientes aos seus associados».

Assim decidiu-se que a campanha será para continuar até ao próximo dia 30 de Abril com a realização de mais oito sorteios que passarão a quinzenais, a realizar-se nas seguintes datas: 14 e 28 de Janeiro, 11 e 25 de Fevereiro, 11 e 25 de Março e 1 de Abril. Em cada sorteio serão sorteados 10 mil euros em vouchers de diversas quantias (200, 100, 50 e 30 euros).

Acresce a estes um sorteio adicional no dia 15 de Abril em que a quantia a alocar será a que resultar dos vouchers não reclamados pelos premiados até 6 de Abril.

Os vouchers sorteados poderão ser descontados nos estabelecimentos aderentes até ao dia 30 de Abril.

A Loja “Faro. Somos Todos” continua a funcionar no mesmo local (Rua Lethes, 42/44) de segunda a sexta-feira das 10h00 às 18h00 e sábado das 11h00 às 13h30.

Os vouchers e cupões resultantes da primeira fase da iniciativa “Faro. Somos Todos” continuam válidos e podem ser utilizados até ao dia 30 de Abril. Os vouchers atribuídos às crianças do pré-escolar e 1.º ciclo do ensino público e privado do concelho podem igualmente ser utilizados até ao dia 30 de Abril.

Cada 10 euros em compras/consumo num estabelecimento aderente dá direito a um cupão, sendo que novos comerciantes interessados em aderir à iniciativa poderão efetuar a sua inscrição aqui ou na loja de apoio à iniciativa “Faro. Somos todos”.

 



Comentários

pub