Faro lança quarto concurso para construção da nova ponte para a Praia

O valor base da obra subiu para 4,9 milhões de euros

Foto de arquivo, da atual ponte

O quarto concurso para construção da nova ponte da Praia de Faro tem propostas abertas até 11 de Fevereiro. O valor base da obra subiu para 4,9 milhões de euros.

Depois de os três concursos anteriores terem sido encerrados por falta de propostas (publicados em Novembro de 2017, Dezembro de 2018 e Setembro de 2020), o valor base do concurso do quarto concurso, publicado esta segunda feira, dia 28 de Dezembro, em Diário da República, sobe de 3,5 milhões para 4,9 milhões de euros.

O objetivo é que «o preço da intervenção esteja mais adequado à realidade do mercado atual», diz a Câmara de Faro.

Grande parte do financiamento desta empreitada, com prazo de execução de 540 dias e responsabilidade da Sociedade Polis Litoral Ria Formosa, será assegurada pelo Município de Faro.

A nova ponte de acesso à Praia de Faro vai substituir a atual, sendo localizada num traçado paralelo a Nascente, a uma distância que acautela, entre outros fatores, «a necessidade de execução dos trabalhos de demolição da ponte atual», diz a autarquia.

Os custos de demolição e remoção serão suportados pela Câmara, «após construção e entrada em funcionamento da nova, que vai cobrir uma distância de cerca de 180 metros, com um tabuleiro de 11 metros de largura».

«Este tabuleiro vai acolher duas faixas para circulação automóvel, permitindo igualmente o acesso de transportes públicos coletivos à Praia de Faro, contemplando ainda dois passeios pedonais, um deles com uma largura que permite a convivência da circulação pedonal com a ciclável».

Face ao projeto inicial, foram ainda retirados do projeto os elementos estilísticos exteriores ao tabuleiro da ponte, que oneravam em muito esta intervenção. Depois da intervenção, a gestão e manutenção desta infraestrutura ficará a cargo da autarquia.

 

 

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44

 

 



Comentários

pub