Faro: Cemitérios com horário mais curto, museus e biblioteca fechados, parques municipais e de jogos também

Município reforça medidas para evitar aglomeração de pessoas em espaços públicos

Faro em tempos de pandemia – Foto: Flávio Costa | Sul Informação

Cemitérios com horário mais restrito, museus e biblioteca fechados, parques municipais e de jogos também, bancos de jardim interditos. Estas são as novas medidas da Câmara de Faro, anunciadas este domingo, que se juntam à interdição do acesso às praias e ao parque ribeirinho.

Segundo a autarquia da capital do Algarve, estas medidas destinam-se a «mitigar a aglomeração de pessoas em espaços públicos».

Assim, os cemitérios municipais terão o seu horário restringido, passando a encerrar aos sábados, domingos e feriados pelas 13h00, acompanhando o dever de recolhimento.

Equipamentos como os Museus Municipal e Regional permanecem igualmente encerrados, assim como a Biblioteca Municipal, que, nesta fase mais aguda da pandemia, suspendeu mesmo o serviço de empréstimo de livros em “takeaway”.

E conforme anunciado antes, também os parques municipais e parques de jogos ficarão encerrados, assim como estão vedados «os acessos a espaços públicos em que habitualmente se verificam aglomerações incluindo passeios ribeirinhos e praias».

A única exceção é para o acesso de moradores, assistência e/ou entrega de bens essenciais a pessoas vulneráveis, pessoas com deficiência, filhos, progenitores, idosos ou dependentes, para desempenho de atividades profissionais ou equiparadas e situações de emergência.

O mobiliário urbano presente nessas zonas, como bancos de jardim, contará com fitas a indicar a proibição do assento.

Nas ruas, viaturas do serviço de Fiscalização Municipal voltarão igualmente em força, difundindo mensagens de apelo ao recato e prevenção do contágio.

Em dia de Eleições Presidenciais, o Município apela ainda «a todos os cidadãos para que exerçam o seu direito de voto, cumprindo escrupulosamente com algumas normas de segurança essenciais: uso da máscara de forma adequada; manutenção do afastamento social recomendado; desinfeção das mãos ao entrar e ao sair do local de voto e utilização de caneta própria para efetivar o voto».

 

 



Comentários

pub