Estação do Ramalhete classificada como Imóvel de Interesse Municipal

Atualmente, esta é uma infraestrutura da Universidade do Algarve, gerida pelo Centro de Ciências do Mar do Algarve (CCMAR)

Os dois edifícios da Estação Marinha do Ramalhete e a sua envolvente, em plena Ria Formosa (Faro), foram classificados como Conjunto de Interesse Municipal.

Este conjunto, cuja data de construção não é conhecida, fazia parte de uma almadrava (armação para a pesca do atum) e será um dos últimos vestígios de grandes operações de pesca ao atum que existiram ao largo de Faro durante centenas de anos, refletindo valores de memória, antiguidade e singularidade no espaço do concelho.

Atualmente, esta é uma infraestrutura da Universidade do Algarve, gerida pelo Centro de Ciências do Mar do Algarve (CCMAR) desde 1994, que funciona como estação experimental, permitindo a manutenção de organismos vivos em ambiente controlado e dispondo de aquários e laboratórios para tratamento de amostras recolhidas.

Da mesma forma, a autarquia classificou o edifício da RTP em Faro, também denominado como “Conjunto Urbano formado pelo recinto de proteção à antena, edifício do centro emissor e edifícios anexos”, enquanto monumento de interesse municipal.

Estas instalações, onde continuam a funcionar a rádio e a televisão pública em Faro, fazem parte da rede de edifícios regionais onde a então Emissora Nacional Nacional instalou os seus serviços a partir de 1947, «e apresentam, por isso, um valor cultural relevante para o Município, não só pelas suas características arquitetónicas, mas também pela história e memória coletiva da região do Algarve».

O edifício, que segue uma estética do modernismo português de meados do século XX, é da autoria do arquiteto Artur Simões da Fonseca.
A classificação destes imóveis como de Interesse Municipal, cujos processos ficarão concluídos após voto favorável na Assembleia Municipal, vão permitir, segundo a autarquia, «a continuidade da valorização do património edificado no território do concelho de Faro».

 



Comentários

pub