Empresas municipais de Loulé são as mais eficientes do país na distribuição de água

O relatório é elaborado pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Serviços (ERSAR)

As empresas municipais Infraquinta (1º) e Infralobo (2º) são as mais eficientes do país na distribuição de água, de acordo com o indicador de água não faturada.

Este indicador, definido pela ERSAR- Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos, pretende avaliar o nível de perdas económicas correspondentes à água que, apesar de ser captada, tratada, transportada, armazenada e distribuída, não chega a ser faturada aos utilizadores.

No caso da Infraquinta, o rácio é de 6,3% e, na Infralobo, de 6,9%.

Em nota de imprensa, a Infraquinta considera que «estes resultados demonstram o trabalho realizado no âmbito da gestão eficiente do recurso água, só possível através da eficaz implementação do seu plano estratégico de responsabilidade ambiental, integrado na Estratégica Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas (EMAAC) do Município de Loulé».

A Infralobo também se congratula com o resultado alcançado que representa uma melhoria face ao ano anterior, quando o rácio era de 7,7%.

Para esta empresa municipal, o os resultados agora divulgados «demonstram a consistência do trabalho que tem sido realizado com a implementação de medidas para uma gestão eficiente deste recurso, não só do ponto de vista tecnológico, mas também ao nível do investimento na reabilitação das infraestruturas onde ocupamos a 5ª posição a nível nacional e somos os 1º na região».

O relatório, elaborado pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Serviços (ERSAR), avalia os serviços prestados por todas as entidades responsáveis pela gestão e abastecimento de água em Portugal relativos ao ano de 2019.

 



Comentários

pub