Doentes já começaram a chegar ao antigo Hospital Santa Maria em Faro

Esta é uma parceria entre o Centro Hospitalar Universitário do Algarve e duas entidades privadas

O antigo Hospital Santa Maria, em Faro, começou a receber, esta segunda-feira, 25 de Janeiro, os primeiros doentes não-Covid. O São Gonçalo de Lagos também vai acolher os primeiros internados dentro de pouco tempo, numa medida que vai permitir alargar o espaço para infetados com o novo coronavírus, nos hospitais públicos de Faro e Portimão. 

Fechado desde 2018, o Hospital Santa Maria, propriedade do Grupo Lusíadas, reabriu agora, num acordo entre o Centro Hospitalar e Universitário do Algarve (CHUA) e esta entidade privada. Logo no primeiro dia, chegaram seis doentes, sobretudo transferidos do serviço de medicina 1, do Hospital de Faro. A capacidade total é de 28 camas.

A sessão de abertura do Hospital Santa Maria como resposta para doentes não-Covid contou com a presença de Ana Castro, presidente do Conselho de Administração do CHUA, Paulo Neves, vogal, bem como Paulo Morgado, presidente da Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve.

 

Foto: Pedro Lemos | Sul Informação

 

Aos jornalistas, Ana Castro agradeceu a ajuda à Câmara de Faro e à Proteção Civil pela pronta ajuda em «colocar este hospital operacional, em menos de uma semana».

«O esforço foi feito na altura certa: antevemos que podemos ter um aumento de internamentos por Covid-19, nos próximos dias, mas ainda não estamos in-extremis», considerou a responsável.

De facto, a decisão de abrir este novo espaço para internamento não-Covid deve-se a «uma situação totalmente nova a que nos temos de adaptar: o crescimento do número de casos na região que precisam de internamento», explicou Paulo Morgado, aos jornalistas.

Além do Hospital Santa Maria, também o São Gonçalo de Lagos (Grupo HPA Saúde) deverá abrir hoje para receber doentes que não tenham Covid-19, sendo que a capacidade máxima é de 26 internados.

 

 

Ana Castro – Foto: Pedro Lemos | Sul Informação

 

Neste caso, além dos serviços de internamento, também o bloco operatório será cedido ao SNS para a cirurgia do ambulatório de doentes que não estejam infetados com o novo coronavírus.

Se, no Hospital Santa Maria, já houve seis doentes a chegar, em Lagos «ainda não sabemos quantas camas vamos ocupar de imediato», disse Paulo Morgado.

Certo é que, em ambas as unidades, serão funcionários afetos ao CHUA a trabalhar. Mas os recursos humanos são, de facto, um problema.

«Nós já contratámos todos os profissionais que estavam no mercado e fizemos mais apelos para todos os que puderem vir trabalhar connosco porque estamos disponíveis. A equipa que vai assegurar os cuidados de saúde nestes novos espaços é formada por médicos, enfermeiros e assistentes hospitalares já do CHUA», explicou Ana Castro.

No fundo, concluiu, estes novos espaços, em Faro e Lagos, «vão permitir tirar doentes não-Covid dos hospitais e reorganizar o espaço para termos mais capacidade de receber doentes Covid». Atualmente, são 247 as pessoas internadas na região, infetadas com o novo coronavírus.

 

Fotos: Pedro Lemos | Sul Informação

Fotos: Pedro Lemos | Sul Informação

 

 

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44

 

 



Comentários

pub