Dérbi é dérbi: Portimonense e Farense voltam a defrontar-se na I Liga

Clubes estão em zona de despromoção

Ilustração: Nuno Costa

A rivalidade até pode ser sã, como ambos os treinadores fizeram questão de vincar, mas um dérbi…é sempre um dérbi. Portimonense e Farense jogam esta segunda-feira, 4 de Janeiro, a partir das 21h15, em Portimão, naquele que será apenas o 11º encontro entre os emblemas algarvios na I Liga de futebol. 

15 de Janeiro de 1989. Esta foi a data do último jogo entre Portimonense e Farense, a contar para o escalão máximo do futebol português. Quase 32 anos depois, dois dos principais emblemas algarvios voltam a encontrar-se na I Liga.

Nesse último jogo, da época 1988/1989, o resultado não foi além de um 0-0 e, no campo do Estádio de São Luís (Faro), estiveram jogadores históricos de ambos os clubes, como Luisão, Pitico, Ademar e Fernando Cruz (Farense) ou Skoda e Nivaldo (Portimonense).

Tantas décadas depois, os dois clubes querem um resultado diferente no jogo de logo à noite, em Portimão.

A equipa da casa está em último lugar, com 8 pontos conquistados, enquanto o Farense está em penúltimo, com 9. Uma vitória, seja de que equipa for, pode significar a fuga da zona de despromoção.

Na antevisão ao jogo, Paulo Sérgio, treinador do Portimonense, vincou o seu desejo: «é para ganhar e ganhar». O facto de ser um dérbi, na opinião do técnico, «não muda nada».

«É mais um jogo, por acaso com o nosso vizinho. Há uma sã rivalidade e é apenas um adversário. Acho que só é bom para o futebol algarvio que haja duas equipas na I Liga, o que já não acontecia há algum tempo. Somos adversários e cada um vai procurar fazer pela sua vida e, mais do que nunca, desejamos conquistar os três pontos», disse.

Já Sérgio Vieira, treinador do Farense, assumiu que o jogo, por ser um dérbi regional, terá «características emocionais diferentes».

«Temos de respeitar a história daquilo que são os confrontos entre dois rivais, com uma rivalidade saudável. Temos uma ambição muito grande de entrar em todos os campos para buscar a vitória e os nossos jogadores trabalham todos os dias para isso», admitiu o treinador.

Apesar de este ser apenas o 11º jogo entre Farense e Portimonense na I Liga, a história dos confrontos entre os clubes algarvios é longa. Em todas as competições, o encontro de hoje será o 68º, com vantagem para o Farense (27 vitórias) perante as 24 do Portimonense – houve ainda 15 empates.

Ainda assim, há um dado curioso: nunca o Farense conseguiu ganhar ao Portimonense em Portimão, em jogos da I Liga.

Dos 5 jogos realizados até agora, os alvinegros ganharam três e registaram-se dois empates. A última vitória foi a 22 de Agosto de 1987, com um claro 3-0 para o Portimonense (marcaram Karim e bisou Zé Tó).

Esse acabou mesmo por ser o último jogo com golos, entre os dois emblemas no principal escalão do futebol português. Os últimos dois (em 1988 e 1989) acabaram a zeros.

Hoje, sem público nas bancadas devido à pandemia, Portimonense e Farense querem certamente um resultado diferente para fugirem aos últimos lugares da tabela.

 

 

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44

 

 



Comentários

pub