Covid-19: Portugal já recebeu as primeiras 8.400 doses de vacinas da Moderna

Segundo o Ministério da Saúde, «o plano de vacinação contra a Covid-19 em Portugal segue conforme o planeado»

Portugal recebeu na terça-feira as primeiras 8.400 doses de vacinas contra a covid-19 produzidas pela empresa de biotecnologia norte-americana Moderna, anunciou o Ministério da Saúde (MS).

«Portugal deverá receber 19.400 doses durante o mês de Janeiro, que vão permitir inocular 9.700 pessoas, uma vez que se trata de uma vacina multidose», adianta o Ministério num comunicado publicado no Portal do SNS.

«A tranche de vacinas agora chegada ao nosso país será maioritariamente administrada a profissionais de saúde prioritários de hospitais privados que têm colaboração com o Serviço Nacional de Saúde (SNS) no tratamento e nas respostas a doentes Covid», refere também o comunicado.

Segundo o Ministério da Saúde, «o plano de vacinação contra a Covid-19 em Portugal segue conforme o planeado».

De acordo com o ponto de situação efetuado pela Ministra da Saúde, Marta Temido, após reunião na segunda-feira com a task force do Plano de Vacinação contra a Covid-19, Portugal recebeu, até ao momento, 238.950 vacinas do consórcio Pfizer-BioNTech.

Foram já vacinadas mais de 75 mil pessoas, entre profissionais do SNS, profissionais do Hospital das Forças Armadas, profissionais do Instituto Nacional de Emergência Médica e profissionais e residentes em estruturas residenciais para idosos e unidades de cuidados continuados.

A UE dispõe de uma carteira de oito potenciais vacinas contra a covid-19, entre as quais a da Pfizer-BioNtech, já aprovada e a ser utilizada na UE desde final de Dezembro, a da Moderna, aprovada no início de janeiro e a desenvolvida pela farmacêutica AstraZeneca com a Universidade de Oxford, que deverá também receber ‘luz verde’ da Agência Europeia do Medicamento até final do corrente mês.

 



Comentários

pub