Covid-19: Ministro de Estado Siza Vieira testa positivo

Atualmente, são três os ministros infetados

Foto: Fabiana Saboya | Sul Informação – Arquivo

O ministro de Estado da Economia e da Transição Digital Pedro Siza Vieira testou positivo ao novo coronavírus, tem “alguns sintomas” e encontra-se em isolamento domiciliário, informou esta terça-feira, 19 de Janeiro, o gabinete do governante.

Pedro Siza Vieira está em isolamento profilático desde sábado, depois de ter estado em contacto com o ministro da Finanças, que também está infetado com o SARS-CoV-2.

De acordo com um comunicado divulgado, na ocasião, o ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital está em isolamento profilático, «determinado pelas autoridades de saúde», já que «teve um contacto» com o ministro das Finanças João Leão.

«Mesmo tendo sido sempre salvaguardadas todas as normas de segurança, foi considerado, como medida de mera precaução, que o ministro cumprisse um isolamento profilático, apesar de não ter sido testado e não apresentar quaisquer sintomas», prossegue a nota.

O Ministério das Finanças anunciou no sábado que João Leão tinha contraído a covid-19.

O ministro «está em confinamento domiciliário, não tendo até ao momento apresentado quaisquer sintomas, e encontrando-se a trabalhar», conclui o comunicado.

Na sexta-feira, João Leão participou nas reuniões de trabalho com a presidente da Comissão Europeia Ursula Von der Leyen e o colégio de comissários, que se deslocou a Lisboa, no âmbito da presidência portuguesa da União Europeia (UE).

Na quinta-feira, o Governo confirmou que a ministra do Trabalho, Ana Mendes Godinho, tinha testado positivo à covid-19, estando em isolamento profilático desde segunda-feira.

Os ministros do Ambiente e da Ação Climática João Pedro Matos Fernandes, e do Mar Ricardo Serrão Santos também entraram em isolamento profilático na segunda-feira, por determinação das autoridades de saúde, tendo, entretanto, recebido testes negativos.

João Leão e Ana Mendes Godinho não são os primeiros membros do Governo com covid-19: em Outubro, o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior Manuel Heitor testou positivo.

Em Novembro, foi a vez do ministro Nelson de Souza, titular da pasta do Planeamento, que recebeu um teste positivo depois de o secretário de Estado do Planeamento Ricardo Pinheiro ter sido diagnosticado com covid-19.

 



Comentários

pub