Bombeiros profissionais algarvios recebem formação para reforço de competências

A iniciativa resulta de uma parceria entre a Câmara de Lisboa e os quatro municípios da região algarvia que têm bombeiros profissionais: Olhão, Faro, Loulé e Tavira

Os bombeiros profissionais do Algarve vão passar a receber formação para reforço de competências, através do Departamento de Desenvolvimento e Formação e do Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa. O protocolo foi assinado esta sexta-feira, 8 de Janeiro, na sede da AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve, em Faro.

A iniciativa resulta de uma parceria entre a Câmara de Lisboa e os, para já, únicos quatro municípios da região que têm bombeiros profissionais: Olhão, Faro, Loulé e Tavira.

«O objetivo é desenvolver as competências do corpo de bombeiros profissionais do Algarve, assegurando uma formação inicial e contínua do efetivo, bem como consolidar uma boa rede de bombeiros profissionais no país», diz a AMAL.

Para António Pina, presidente da AMAL, «esta oportunidade é determinante para uma evolução cada vez mais profissionalizada dentro das Corporações de Bombeiros.

«O município de Lisboa dispõe de meios técnicos e humanos necessários para esta formação», enquadrou.

Já Carlos Manuel de Castro, vereador do Município de Lisboa, garantiu que «o que se pretende é apostar na formação de forma a enriquecer a qualificação dos nossos corpos de bombeiros municipais, proporcionando uma oportunidade única e igual para todos os bombeiros e garantindo-lhes as melhores condições para o desenvolvimento das suas funções».

Na cerimónia estiveram presentes os autarcas dos concelhos abrangidos António Pina (Olhão), Ana Paula Martins (Tavira), Rogério Bacalhau (Faro) e Vítor Aleixo (Loulé), o vereador da Proteção Civil da Câmara de Lisboa Carlos Manuel de Castro, os Comandantes dos Corpos de Bombeiros dos quatro municípios algarvios que têm bombeiros profissionais e o responsável pelo Comando Regional do Algarve, o comandante Vaz Pinto.

Comentários

pub