Biblioteca de Faro promove encontro virtual com o escritor Daniel Blaufuks

Interessados devem inscrever-se

Um encontro online com o escritor Daniel Blaufuks, moderado por Ana Isabel Soares, terá lugar no dia 4 de Fevereiro, às 19h00, na Biblioteca Municipal António Ramos Rosa, em Faro.

O escritor comunicará com os nossos leitores, via ZOOM. Quem estiver interessado,k deverá inscrever-se através do email [email protected], até ao dia 2 de Fevereiro. O link para assistir será enviado no dia 3 a todos os inscritos.

A Biblioteca, «dando continuidade ao seu trabalho de promoção do livro e da leitura, está a readaptar o seu trabalho de programação, face à atual situação sanitária, recorrendo ao online e publicações nas páginas do facebook, continuando a oferecer ao seu público (infantil, juvenil e adultos) um conjunto diverso de serviços e atividades», explicam os responsáveis por aquela estrutura.

Daniel Blaufuks tem trabalhado sobre a relação entre a memória pública e a memória privada, um tema que é uma das constantes interrogações no seu trabalho como artista visual.

Tem exposto largamente em museus, galerias de arte contemporânea e festivais, trabalhando principalmente com fotografia e vídeo, apresentando o resultado através de livros, instalações e filmes.

Possui um doutoramento da Universidade de Wales, para o qual escreveu sobre Fotografia e Cinema na sua relação com os textos de W. G. Sebald e Georges Perec, assim como a sua relação com a memória e o Holocausto. Em 2016 recebeu o prémio AICA pelas exposições “Tentativa de Esgotamento” e “Léxico”. Já em 2019 publicou uma memória autobiográfica intitulada “Não-Pai”.

Ana Isabel é doutora em Teoria da Literatura (Universidade de Lisboa, 2003), professora auxiliar na Universidade do Algarve, onde tem lecionado disciplinas relacionadas com Estudos Literários e Estudos Fílmicos. Fez pós-doutoramento sobre poesia e cinema documental português (FLUL, 2010). É membro integrado do CIAC – Centro de Investigação em Artes e Comunicação e membro fundador da AIM – Associação de Investigadores da Imagem em Movimento. No Ministério da Educação e Ciência (2011-2012), colaborou na preparação do Plano Nacional de Cinema.

Mas a atividade continua, na Biblioteca Municipal de Faro. Assim, de 8 a 12 de Fevereiro, terá lugar a Semana dos Caçadores d’Arte II, sempre às 18h00, com várias atividades disponíveis na página de facebook da Biblioteca.

A Semana começa no dia 8 com a Hora do Conto On Line, onde, a partir da história O Ponto, de Peter H. Reynolds, Leonor Rocha vai lançar  o desafio de criar personagens e escrever um micro conto inspirado em contos tradicionais.

No dia 9, terá lugar a Hora do Conto on line  com a história O Pássaro da Alma de Michal Snunit, através da qual se exploram técnicas de expressão corporal, em sessão dirigida pelo professor Fernando Cabra.

No dia 10, haverá uma Visita Virtual à Exposição Caçadores d’Arte II, uma mostra de trabalhos realizados pelas escolas e instituições locais, no âmbito deste projeto.

No dia 11, mais uma Hora do Conto online, com a história O Monstro das Cores de Ana Llenas, onde se explora algumas técnicas teatrais com Inês Gonçalves e, por fim, no dia 12, Biblioterapia e Cromoterapia, com base na história O Vazio, de Isabel Llenas, onde a terapeuta Vanda Santa Rita, promove a descoberta das emoções com recurso àquelas técnicas.

 

 



Comentários

pub