Aumento de camas para a Covid-19 pode causar impacto na atividade programada do CHUA

Estrutura de Apoio de Retaguarda Regional será ativada na segunda-feira

O Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) «está a ativar» a Fase 3 do Plano de Contingência, que vai permitir alargar a capacidade de internamento para doentes Covid-19 de 92 para 109 camas.

Uma mudança que poderá ter «algum impacto na atividade programada» e que poderá levar à anulação de cirurgias não urgentes, admitiu Paulo Morgado, presidente da Administração Regional de Saúde (ARS), esta sexta-feira, em conferência de imprensa.

Segundo o responsável, «há um plano de contingência do centro hospitalar, articulado com a ARS, que tem a ver com a capacidade de internamento, com elasticidade para ir crescendo para dar resposta à pandemia. Estamos a passar agora para a fase 3, que permite alargar a capacidade para 109 camas de enfermaria. Mas não queremos chegar a essa ocupação».

«Se isso tem impacto na atividade programada? Algum impacto terá, mas tomaremos medidas para minimizar esse impacto», garantiu.

Noutras zonas do país, onde os hospitais estão mais lotados do que no Algarve, cirurgias não urgentes estão a ser adiadas e esse é um cenário que não pode ser excluído na região, segundo Paulo Morgado.

Para ajudar a aliviar a ocupação dos hospitais do Algarve, a partir de segunda-feira, será ativada a Estrutura de Apoio de Retaguarda Regional, em Alvor, que vai funcionar no hotel Pestana Blue Alvor e no Pestana Delfim Beach & Golf Hotel, «com uma capacidade enorme, para até cerca de 1000 doentes internados», realçou Paulo Morgado.

Esta estrutura, que será operacionalizada pela Proteção Civil, com o apoio da Segurança Social e também da Administração Regional de Saúde, «vai permitir descongestionar o internamento hospitalar e permite dar apoio em situações em que utentes de lares tenham de estar em isolamento. É uma estrutura que já está preparada há meses, mas que será ativada apenas agora, tendo em conta o aumento do número de internados», concluiu o presidente da ARS Algarve.

 

 

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44

 

 




 

Comentários

pub