Albufeira transfere 3,2 milhões de euros para as freguesias

Medidas «visam promover a coesão territorial»

Paderne

A Câmara de Albufeira vai dar às freguesias cerca de 3,2 milhões de euros, no âmbito da transferência de competências. 

«Os acordos com as freguesias de Albufeira, no valor global, de 3. 251.403 milhões de euros enquadram-se no âmbito das transferências de competências e de contratos interadministrativos para as freguesias e constam do Orçamento Municipal para 2021», explica a Câmara de Albufeira, em nota de imprensa.

No âmbito das transferências de competências, coube à Freguesia de Albufeira e Olhos de Água, uma verba de 956.943 euros, à Freguesia de Ferreiras 404.504 euros, à Guia 383.783 euros e à Freguesia de Paderne 357.688 euros.

No âmbito dos contratos interadministrativos, à Freguesia de Albufeira e Olhos de Água foi atribuída uma verba de 411.980 euros, enquanto Ferreiras receberá 256.831 euros.

Por fim, à Freguesia da Guia serão dados 245.649 euros e à Freguesia de Paderne 234.025 euros.

Deste modo, a Freguesia de Albufeira e Olhos de Água terá um valor total é de 1. 368.92 euros, destinado a despesas correntes, despesas de capital e ao abrigo de contratos interadministrativos. O valor dos acordos para a Freguesia de Ferreiras ascende a 661.335 euros e, para a Freguesia da Guia, o valor é de 629.432 euros, ao passo que, para Paderne, o valor é de 591.713 euros.

Estes valores foram apurados mediante «várias reuniões com todos os presidentes das Juntas de Freguesia, no sentido de chegarmos a um consenso relativamente às competências a transferir, quantificação das áreas e valores médios implicados, de forma a apurarmos o valor global a atribuir a cada freguesia», esclarece o presidente da Câmara Municipal de Albufeira.

José Carlos Rolo destaca que as medidas «visam promover a coesão territorial, o reforço da solidariedade intermunicipal, a melhoria dos serviços prestados às populações e a racionalização dos recursos disponíveis».

«No fundo, trata-se de tornar a gestão do território no seu todo mais funcional e facilitadora, no sentido de melhor resolvermos as necessidades e os problemas sentidos pelos cidadãos», conclui.

 



Comentários

pub