Albufeira distribui milhares de “crocs” e lancheiras às crianças dos jardins de infância e 1º ciclo

Medida destina-se a dar cumprimento às normas de higiene por causa da Covid-19

O Município de Albufeira começou esta manhã a distribuir 1000 “croc” e 3000 lancheiras às crianças que frequentam os jardins de infância e escolas do 1º ciclo do concelho. Trata-se de um investimento da autarquia no valor de 47.232 euros.

A Câmara Municipal albufeirense explica que «esta medida decorre da situação provocada pela pandemia por COVID-19, nomeadamente das Orientações da Direção Geral de Saúde e DGEstE, para o ano letivo 2020/21, que referem que “as crianças devem trocar o calçado que levam de casa por outro apenas utilizado no espaço do jardim de infância. Este calçado extra permanece no estabelecimento, devendo ser higienizado, todos os dias, após a saída da criança”».

Entretanto, e porque “não devem ser partilhados quaisquer equipamentos ou alimentos”, bem como os “utensílios da criança a devolver aos encarregados de educação”, esses mesmos utensílios “devem ser colocados em saco descartável”.

O Município verificou que há o uso generalizado de sacos de plástico pelas crianças para guardar os seus alimentos, pelo que deliberou oferecer lancheiras reutilizáveis, onde os alimentos ficam mais conservados, diminuindo assim também a produção de resíduos não degradáveis.

José Carlos Rolo, presidente da Câmara de Albufeira, considera que esta ação é «deveras importante, não só por questões de saúde, como também de conforto das nossas crianças. A situação económica de muitas famílias ficou muito debilitada com esta pandemia e nem todos podem suportar o acréscimo de despesas, especialmente com as crianças, face às novas medidas».

Por outro lado, acrescentou o autarca, «é igualmente uma medida ambiental e pedagógica, para que o uso do plástico seja
reduzido, uma necessidade para a qual as crianças são sensibilizadas nas escolas».

 

 


Comentários

pub