Água Monchique lança garrafa 100% reciclada

A mais recente novidade integra o «ambicioso compromisso assumido pela empresa em diminuir a sua pegada ambiental»

A Sociedade da Água de Monchique vai disponibilizar, dentro em breve, uma garrafa de água mineral totalmente produzida com PET reciclado (rPET).

Em nota de imprensa, a Água Monchique explica que, «por cada milhão de garrafas produzidas, deixarão de ser consumidos cerca de 30 mil quilos de PET virgem, o que representa uma poupança anual estimada de sensivelmente 100 toneladas de PET virgem».

A mais recente novidade Monchique integra o «ambicioso compromisso assumido pela empresa em diminuir a sua pegada ambiental e que a levou, por exemplo, a antecipar, já em 2020, as metas definidas pela UE para 2030 no que se refere à integração de 30% de PET reciclado nas suas embalagens».

Na característica tonalidade grená, cor identificativa da marca, a 100% Monchique Sport fabricada a partir de plástico totalmente reciclado, chegará às grandes superfícies e a algumas lojas bio e dietéticas, encerrando um processo que envolveu muita pesquisa e tecnologia e que fortalece a economia circular.

O compromisso da Água Monchique com a sustentabilidade ambiental levou a empresa a criar a marca 100% Monchique, «um símbolo dos desafios que nos movem e um apelo para o despertar urgente para um consumo mais consciente, contribuindo para a mudança sistêmica que é urgente operar», destaca Vítor Hugo Gonçalves, CEO da Sociedade da Água de Monchique.

O plástico que envolve os packs da nova 100% Monchique Sport provém também ele de plástico 100% reciclado. A Sociedade da Água de Monchique disponibilizará, dentro em breve, uma versão em caixa de cartão de origem certificada ambientalmente.

O design da garrafa, bem como a identidade da nova marca 100% Monchique, foi desenvolvida pela Upstairs Design Studio. A Resilux, S.A, empresa especializada em pré-formas de PET, foi o parceiro selecionado para o desenvolvimento da atual solução rPET.

«Mais do que nova embalagem, a 100% Monchique Sport reflete a transformação que a empresa tem vindo a operar ao longo dos últimos anos. Queremos que os consumidores continuem a reconhecer e a confiar na Monchique e na sua capacidade de disponibilizar ao mercado soluções cada vez mais inovadoras, assentes numa economia circular e na utilização de materiais sustentáveis. Esta é a hora de intensificar as nossas políticas e ações de responsabilidade ambiental», reafirma Vítor Hugo Gonçalves.

A reorganização de toda a estrutura produtiva operada na fábrica da Água Monchique ao longo dos últimos anos teve como pilar essencial a redução da pegada ecológica da empresa. As várias soluções de sustentabilidade ambiental implementadas, apesar da duplicação da capacidade produtiva da unidade, permitem uma redução de cerca de 15% no consumo energético,

A redução e a reutilização do plástico «é outra das preocupações centrais da Monchique. A eliminação do consumo de plástico retrátil nas taras de 5 litros permite que a empresa deixe de enviar para o mercado cerca de 25 toneladas de plástico de embalagem por ano».

Outra das mudanças prende-se com a redução em mais de 16% do peso do garrafão, o que permite poupar cerca de 100 toneladas de PET por ano.

«Outro fator relevante nesta busca pelo equilíbrio ambiental é o facto das restantes taras Monchique já incorporarem na sua produção 30% de PET reciclado, cumprindo antecipadamente as metas europeias delineadas para 2030».

O compromisso de sustentabilidade da Sociedade da Água de Monchique envolveu ainda o regresso da Monchique em tara de vidro.

A Água Monchique foi também a primeira marca de água mineral a disponibilizar uma inovadora app – a “myMonchique” – onde se destaca o sistema de gamification de incentivo à reciclagem e em que os consumidores são desafiados a registar o momento em que reciclam as garrafas de Água Monchique e a partilhá-lo nas suas redes sociais, acompanhado pelo hashtag #ecoselfie.

A marca acredita que «esta funcionalidade irá desencadear um novo e inovador movimento nas redes sociais: o #ecoselfie, que irá tornar viral a adoção da app ao mesmo tempo que estimulará o ato de reciclagem», afirma Vítor Hugo Gonçalves.

De recordar que a Sociedade da Água de Monchique integra o Pacto Português para os Plástico, através da Associação das Águas Minerais e de Nascente, e é membro cofundador do Porto Protocol, movimento no âmbito do qual a empresa adotou um conjunto de boas práticas que envolveu trocas na frota de camiões, a aquisição de veículos elétricos, renovação de toda a luminária da fábrica para sistemas LED, entre muitas outras iniciativas que permitiram ganhos enormes na redução de consumo de combustível e de emissão de CO2.

«Há três grandes vetores que nos orientaram ao longo de todo este processo: inovação, sustentabilidade e responsabilidade. E são estes os princípios que queremos passar para o mercado e pelos quais queremos que a nossa empresa e os nossos produtos sejam reconhecidos», reitera Vítor Hugo Gonçalves, CEO da Sociedade da Água de Monchique.

 



Comentários

pub