21 equipas de Bombeiros Voluntários do Algarve reforçam o combate à pandemia

Corporações vão receber 85 euros por cada veículo disponibilizado, por dia

O Algarve tem 21 das 496 equipas especializadas de Bombeiros Voluntários que foram criadas em todo o país, para a reforçar as operações de apoio na área da saúde pública e responder à pandemia.

Estes bombeiros vão «intervir no apoio, socorro e transporte de doentes, através da afetação permanente de uma ambulância de socorro e respetiva tripulação, 24 horas por dia e 7 dias por semana», revelou o Ministério da Administração Interna (MAI).

A criação destas equipas é enquadrada por um despacho da secretária de Estado da Administração Interna, datado de Novembro. Entretanto, o decreto que regulamentou o Estado de Emergência, de 14 de Janeiro, «veio também determinar a operacionalização deste dispositivo permanente, alargando a sua atuação à assistência às operações no âmbito do plano de vacinação contra a Covid -19».

Além das que foram criadas no Algarve, há 63 equipas especializadas no Alentejo, 135 equipas no Norte, 169 no Centro e 108 na Região de Lisboa e Vale do Tejo.

«Esta medida implica o pagamento, às Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários (AHBV), de um valor diário de 85 euros por cada veículo, suportado pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil. O pagamento corresponde a um valor mensal de cerca de 1,3 milhões de euros», segundo o MAI.

Ou seja, o Governo, por um lado, reforça assim«a resposta operacional dos corpos de bombeiros perante o agravamento da situação epidemiológica» e, por outro, «fortalece a capacidade financeira das AHBV».

 

 



Comentários

pub