Vacinação contra a Covid-19 arranca a 27 Dezembro no Algarve

Ana Cristina Guerreiro adiantou que «os locais de administração da vacina estão todos identificados e a rede de frio está tratada»

Foto: Seda Servet|Shutterstock.com

A vacinação contra a Covid-19 no Algarve vai arrancar no Algarve a 27 de Dezembro, revelou, esta quinta-feira, Ana Cristina Guerreiro, delegada regional de Saúde, na conferência de imprensa de atualização da situação pandémica na região. «Está tudo a trabalhar para que decorra da melhor forma possível», considerou. 

Este anúncio surge depois de Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, também já ter dito, numa publicação no Twitter, que a vacinação começará no dia 27, na União Europeia.

No Algarve, garantiu hoje Ana Cristina Guerreiro, «as equipas estão formadas, a rede de distribuição também e o levantamento nominal, das pessoas a serem vacinadas, está a ser feito».

Ana Cristina Guerreiro adiantou também que «os locais de administração da vacina estão todos identificados e a rede de frio está tratada».

A rede de frio assume particular importância, tendo em conta que a vacina da Pfeizer/BioNTech, a primeira contra a Covid-19 e que será aprovada no dia 21 de Dezembro pela Agência Europeia do Medicamento, «tem de ser conservada a grau negativo».

De acordo a delegada regional de saúde, «haverá distribuição diária» da vacina. «Todos os dias vamos ter fornecimento», adiantou a responsável.

Questionada sobre o número de pessoas que vão ser vacinadas numa primeira fase, no Algarve, entre profissionais de saúde, residentes e funcionários em lares e pessoas com mais de 50 anos e comorbilidades, a delegada regional de Saúde não soube, por agora, adiantar quantas serão.

Certo é que a primeira fase «não vai ser a mais difícil porque, em termos logísticos e numéricos, não será tão numerosa».

Nos lares, tanto os legais, como os ilegais, a delegada regional de saúde explicou que haverá «equipas fixas» que irão a estas instituições vacinar os utentes e os residentes.

«Penso que a população residente no Algarve pode confiar à vontade neste processo de vacinação porque irá decorrer da melhor forma possível», concluiu.

 

 

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44

 

 



Comentários

pub