Três projetos de VRSA representam Algarve na Mostra Nacional de Jovens Empreendedores

Alunos desenvolveram produtos inovadores (e úteis)

A equipa do projeto PhoneOff

Três projetos apresentados pelo Agrupamento de Escolas de Vila Real de Santo António vão marcar presença na Mostra Nacional de Jovens Empreendedores, nos próximos dias 10 e 11 de Dezembro, iniciativa que, devido à pandemia, será virtual. Esta será a única Escola do Algarve que irá participar no certame.

O AE de Vila Real de Santo António participou em todas as edições do Concurso Jovens Empreendedores, que vai na sua 3ª edição.

Este concurso, organizado pela Fundação da Juventude, «visa promover o empreendedorismo criativo e social, fomentando a geração de ideias e negócios inovadores, incentivando assim, o espírito empreendedor dos jovens do ensino secundário».

Os projetos apresentados surgem no âmbito do Clube do Empreendedor da escola vila-realense. Este clube «pretende incutir, nos estudantes do estabelecimento de ensino, as competências para uma nova sociedade que se encontra em mudança, desenvolvendo a criatividade e inovação», explica o professor Luís Neves, que dinamiza o clube juntamente com António Condessa.

Para isso, o Clube do Empreendedor promove, todos os anos, cerca de uma dezena de projetos, que «vão desde a educação para as práticas empreendedoras, literacia financeira, às competências para a empregabilidade e ao Empowerment».

Eunice Gomes, aluna do terceiro ano do Curso Profissional de Vendas e Marketing, é presidente do projeto PhoneOff, que será um dos representantes da escola algarvia.

A equipa do projeto EasyFound

«Trata-se de um sensor que inviabiliza a rede móvel, evitando fazer ou receber chamadas/mensagens, com os objetivos de zelar pela segurança dos condutores e os demais, aumentar a concentração e atenção dos alunos em sala de aula, e exercer a proibição dos telemóveis, em cinemas, teatros, e aviões», explica a aluna.

Eunice Gomes, acrescenta que, «com a participação nos projetos, foi possível adquirir competências sobre como é a criação de um serviço, desde o início até ao final, fazendo-nos ter outra perspetiva do funcionamento das empresas e de como é inserir um serviço no mercado».

Esta participação já não é novidade para a equipa, porque os três alunos que a compõem (Eunice Gomes, Tiago Martins e Viviana Agostinho) estiveram, no ano passado, a participar na 2ª Mostra Nacional de Jovens Empreendedores, no Porto, ao longo de três dias.

Lara Larisma, aluna do terceiro ano do Curso Profissional Técnico Administrativo, por seu lado, é a presidente do projeto EasyFound.

«A nossa ideia baseia-se em criar um aparelho que colocamos dentro de um objeto (uma mala, frigorífico, despensa…) interligado com uma aplicação, a qual apresenta todos os objetos que este contém».

Para a aluna, «todos os projetos em que participámos fizeram com que puséssemos em prática toda a nossa criatividade, dando origem a uma ideia de negócio inovadora. Num curso profissional de técnicas administrativas, aplicamos o nosso espírito de empreendedorismo, tendo a oportunidade de brilhar».

Além de Lara Larisma, trabalharam no projeto as alunas Beatriz Silva, Beatriz Coimbra e Lucie de Brito.

O outro projeto algarvio que estará presente na Mostra chama-se HotFit e foi idealizado pelos alunos Carolina Soares, David Aleixo, Lavínia Casimiro e Pedro Almeida.

 



Comentários

pub