Teatro das Figuras aposta em espetáculos para miúdos e graúdos em Dezembro

Programação foi pensada para chegar a diferentes públicos

Aldina Duarte – @Alfredo Cunha

Um bailado a pensar nos mais novos, teatro para miúdos e graúdos , o fado de Aldina Duarte, a música da espanhola Sílvia Pérez Cruz e poesia vão fechar 2020 no Teatro das Figuras e encerrar as comemorações dos 15 anos deste espaço cultural de Faro.

Em Dezembro, foi montada uma programação a pensar em diferentes públicos e com propostas em diferentes campos.

Na música, e já esta quinta-feira, dia 3, o Teatro das Figuras continua a sua homenagem a Beethoven.

O concerto de música de câmara “Beethoven e a sua época – Bomtempo” insere-se na celebração dos 250 anos do nascimento do compositor, «com particular enfoque na música instrumental de câmara e comemora o grande aniversário de Beethoven numa perspetiva de contextualização e enquadramento com outros célebres músicos da sua época com quem revela mais afinidades», segundo o Teatro das Figuras.

Aldina Duarte, «uma das grandes vozes do Fado contemporâneo, reconhecida pela sua personalidade artística inconfundível e pela sua singular capacidade interpretativa», atua na sexta-feira, dia 4, às 19h30.

«O concerto insere-se na digressão de apresentação do seu mais recente disco, “Roubados”, que editou em Novembro de 2019 e para o qual escolheu reportório de fadistas que são referência na sua arte (Amália Rodrigues, Beatriz da Conceição, Carlos do Carmo, Carlos Ramos, Celeste Rodrigues, Hermínia Silva, João Ferreira Rosa, Lucília do Carmo, Maria da Fé, Maria Teresa de Noronha, Tony de Matos e Tristão da Silva ), criando as suas próprias versões dos originais por si roubados», descreveu.

Outro concerto destacado pelos responsáveis pela principal sala de espetáculos farense é o da espanhola Sílvia Pérez Cruz & Farsa Circus Band, que dará um espetáculo único em Faro no dia 15.

A artista espanhola vai apresentar “Farsa”, o seu último disco, «criado a partir de diálogos com outras disciplinas artísticas como o teatro, o cinema, a dança, a poesia, a pintura ou o cinema de animação».

«Gravado entre 2019 e 2020, “Farsa” (género impossível) responde à inquietação da artista em relação à dualidade do que se mostra e o que realmente somos, como sobrevive a fragilidade interior, do íntimo, nestes tempos em que o superficial é tão arrasador que o que se vê pode chegar a confundir-se com o que se escuta».

 

Sílvia Pérez Cruz & Farsa Circus Band

 

Outro dos espetáculos em destaque este mês é o bailado A Rainha da Neves que a Companhia de Dança do Algarve vai levar ao palco nos dias 19 e 20 de Dezembro, às 16h00.

Este é «um espetáculo para toda a família que transporta o público para um mundo fantástico, em que um espelho mágico tem a particularidade de fazer desaparecer todas as coisas boas e bonitas que nele se refletem e aumentar tudo o que é inútil e feio».

«Um dia, o espelho mágico estilhaça-se em milhões de bocadinhos, que voam e se espalham pelo mundo inteiro, atingindo o pequeno Kay. Este torna-se, então, sensível aos encantos da gélida Rainha da Neve que o leva para o seu distante palácio», contou o Teatro das Figuras.

Outra arte que também tem lugar na programação de Dezembro deste espaço cultural farense é o teatro.

No dia 10 de Dezembro, será apresentada a peça “Animais Carnívoros”, uma coprodução Útero e Teatro das Figuras, em mais uma sessão do Ciclo Às Quintas no Teatro.

Esta é uma proposta «que questiona o papel do público no teatro e não só, numa época “Covid” e “pós-Covid” que vem reforçar esse pensamento acerca da relação de uma obra com o público».

Partindo do texto “Os animais carnívoros” do livro “Evocação Animal” de Herberto Hélder,« as palavras ecoam, fazendo-nos pensar no modo como vivemos agora e que caminhos conseguiremos trilhar».

«Destaque ainda para “O meu Amigo Robô”, uma peça infantil apresentada no dia 13 de Dezembro, que conta a estória do encontro entre uma menina e um robô. Será que um robô pode ser nosso amigo? Será que sabe dar abraços? Será que tem coração?», salientou o Teatro das Figuras.

Já amanhã, dia 2 de Dezembro, às 19h30, o  escritor Luis Ene e o músico Todd Sheldrick apresentam nas Figuras o seu projeto “A Língua no Ouvido”.

«Um escritor diz alguns textos da sua autoria. As palavras dobram-se e desdobram-se à procura de um sentido. Os sons adicionam-se às palavras», descreve o Teatro das Figuras.

Entretanto, vão continuar as palestras online “Vidas Com Arte”, no canal de Youtube do Teatro das Figuras, que começaram na quarentena e têm como objetivo dar a conhecer os percursos artísticos e criativos de artistas já com créditos firmados mas também de novos artistas emergentes.

No dia 10 de Dezembro o convidado «é o incontornável encenador Ricardo Pais».

A programação completa do mês de Novembro pode ser obtida no site do Teatro das Figuras.

 

 

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44

 

 



Comentários

pub