Tavira vive «o pior cenário» desde Março com aumento de casos de Covid-19 ligados a dois surtos

Câmara de Tavira fez uma balanço da situação epidemiológica no concelho

Foto: Pedro Lemos | Sul Informação

Tavira está a debater-se com «o pior cenário que já assistimos» desde o início a pandemia, com os perto de 80 novos casos que foram recentemente detetados no concelho, avisou esta terça-feira a Câmara tavirense, numa atualização da situação epidemiológica no concelho, publicada na página de Facebook da autarquia.

A situação atual, com 76 casos ativos na última atualização da Autoridade de Saúde Regional, relativa a dia 28,  está intimamente ligada aos dois surtos existentes no lar da paróquia de Santa Maria e num ginásio do concelho.

Numa atualização da situação epidemiológica no concelho publicada na página de Facebook da autarquia, a Câmara diz que « o aumento exponencial de casos confirmados deve-se a dois surtos devidamente identificados», dos quais o Sul Informação deu ontem conta.

No do lar do Centro Paroquial de Santa Maria, como o Padre Miguel Neto, presidente da instituição, revelou, numa nota de imprensa, estão infetados 25 utentes e um funcionário.

«Os restantes novos casos (43), na sua grande maioria, tiveram origem entre utilizadores de um local de prática de atividade física (ginásio), tendo-se estendido a familiares e contactos próximos dos mesmos. Este contágio tem vindo a revelar-se no aumento a que assistimos nos últimos dias, sendo que 12 dos 14 novos casos do passado sábado pertenciam a este foco», revelou a Câmara de Tavira.

«Ambos os surtos estão a ser monitorizados pelas autoridades de saúde local que continuam a testar a rede de contactos dos infetados», acrescentou.

É, de resto, quase certo que Tavira irá entrar para a lista de concelhos de risco elevado, aqueles com mais de 240 casos por cada 100 mil habitantes, tendo em conta que o limite de novos casos nos 14 dias anteriores à avaliação, em Tavira, é de 59 – isto para se manter na lista dos riscos com risco moderado.

Para evitar que a situação piore ainda mais, a autarquia apela« à colaboração e sentido de responsabilidade de todos os tavirenses».

«Atendendo à época em questão, devemos redobrar os cuidados a ter por forma a travar as proporções que estes contágios terão na população do nosso concelho. Mais uma vez e mais do que nunca, apelamos ao cumprimento das regras impostas pelas autoridades de saúde, mantendo o distanciamento social e reduzindo ao mínimo os contactos (mesmo entre familiares e amigos)», concluiu a Câmara de Tavira.

 

 

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44

 

 



Comentários

pub