Saiba quando deve mudar o óleo do seu carro

Os lubrificantes reduzem a probabilidade de desgaste rápido e corrosão em outras peças do carro

Para que um automóvel funcione da melhor maneira possível, existe a necessidade de estar atento a todos os sinais. O óleo é dos componentes mais importantes para o funcionamento de um carro, pois a sua falta pode originar problemas no motor da viatura.

O óleo tem funções como lubrificar as peças móveis do motor, manter a sua temperatura, para evitar sobreaquecimentos, e manter a limpeza do mesmo. Os lubrificantes reduzem a probabilidade de desgaste rápido e corrosão em outras peças do carro.

 

Existem vários tipos de óleo:

– Os óleos de petróleo são produzidos a partir da refinação de crude de petróleo, sendo relativamente acessíveis. Contudo, estão sujeitos a evaporação, e ao espessamento em tempo frio. A sua utilização pode levar à acumulação de borra em caso de sobreaquecimento do motor.

– Os óleos semi sintéticos são produzidos adicionando aditivos sintéticos a uma base de petróleo- um terço da quantidade total. São resistentes à congelação, mas perdem gradualmente a sua viscosidade durante a sua utilização. Os produtos da decomposição podem ficar depositados no interior do motor.

– Os óleos sintéticos são feitos de hidrocarbonetos a partir de uma reação química. Protegem o motor contra a corrosão e têm uma longa vida útil, mas são dispendiosos.

– Os óleos por “hidrocracking” são produzidos através da modificação de crude de petróleo ao nível molecular. Estão disponíveis a preços baixos, mas ao mesmo tempo perdem rapidamente as suas propriedades e não conseguem suportar alterações rápidas de temperatura.

 

Dicas de utilização do óleo:

Em média, a vida útil do óleo de um motor é de 10 000 a 15 000 km (com carga significativa no motor a média pode ser estimada de 8 000 a 6 000 km).
Para além disso, a mudança de óleo anual é recomendada mesmo que o carro esteja inutilizado. A cada 1 000 km deve verificar o nível do óleo e o estado do lubrificante com a ajuda da vareta.
Na mudança de óleo não devem ser misturados diferentes tipos e marcas. Deve utilizar apenas aquele que foi recomendado pelo fabricante do carro.

 

Causas e sinais de degradação do óleo de motor:

– Mistura de lubrificantes de diferentes tipos e classificações levam à formação de partículas insolúveis nas paredes do motor. Isso pode ser visível com a vareta do óleo;

– Alguns fluidos perdem as suas propriedades devido à exposição a diferentes tipos de temperatura. Ao verificar o óleo com a vareta irá notar uma alteração na consistência do óleo;

– Se não houver uma mudança anual do óleo, com a utilização prolongada, o fluido perde as suas propriedades. Consegue verificar isso através da mudança de cor e consistência do óleo;

– Conduzir a viatura em marcha lenta, durante um longo período de tempo, pode afetar negativamente a qualidade do óleo.

 

Como mudar o óleo do seu carro passo a passo:

1. Estacione o veículo numa superfície nivelada e permita que o motor arrefeça durante 10 minutos.
2. Desaparafuse a tampa do cárter do óleo.
3. Drene o óleo usado para um recipiente previamente preparado.
4. Ao mudar o óleo, assegure-se de que instala um novo filtro de óleo. Um filtro entupido não consegue funcionar de forma eficiente.
5. Antes de instalar o filtro, despeje cerca de 200 ml, e utilize uma certa quantidade de óleo para lubrificar o anel vedante.
6. Despeje, em primeiro lugar, cerca de 80 % da quantidade de fluido recomendado pelo fabricante do carro. Adicione gradualmente o resto, cerca de 150 ml de cada vez, e continue a verificar o nível com a vareta do óleo. A marca do nível do óleo deve estar entre as linhas “Min” e “Max”.
7. Inspecione todos os vedantes, juntas e a tampa do óleo. Substitua-as, caso seja necessário.

Se cumprir todos estes passos, consegue mudar o óleo do seu automóvel sem ter que se deslocar a um especialista.

 

Informação retirada da Autodoc

 

 

Comentários

pub