Regulador europeu antecipa reunião sobre aprovação de vacina para 21 de Dezembro

A entidade que regula a aprovação de medicamentos na União Europeia tinha agendado a reunião para 29 de Dezembro

A Agência Europeia de Medicamentos anunciou hoje, 15 de Dezembro, que antecipou a reunião de revisão da vacina Pfizer-BioNTech contra a covid-19 para 21 de Dezembro, o que significa que deverá aprovar, nesse, dia o uso da vacina na União Europeia.

A entidade, que regula a aprovação de medicamentos na União Europeia, tinha agendado a reunião para 29 de Dezembro, mas decidiu antecipar justificando que o fez depois de ter recebido, dos laboratórios que a produzem, informação adicional sobre a vacina.

A antecipação da data da reunião surge, contudo, depois de o ministro da Saúde da Alemanha Jens Spahn ter pressionado o regulador europeu a acelerar a aprovação da vacina.

O ministro considerou a situação «especialmente irritante» porque o uso da vacina desenvolvida pela BioNTech, da Alemanha, e pela farmacêutica norte-americana Pfizer foi autorizada em países como o Reino Unido, Estados Unidos ou Canadá, mas ainda está à espera de aprovação da Agência Europeia de Medicamentos, não podendo, por isso, ser usada na Alemanha ou em qualquer um dos 27 países da UE.

Hoje, Jens Spahn aumentou a pressão, juntando-se a uma importante associação de hospitais e legisladores para exigir que a agência aprove uma vacina contra o coronavírus antes do Natal.

«O nosso objetivo é que haja uma aprovação antes do Natal para que ainda possamos começar a vacinar este ano», disse hoje o ministro.

«Uma vacina que foi desenvolvida na Alemanha não pode ser aprovada e ministrada (no país) só em Janeiro», reforçou a deputada federal do Partido Democrata Livre, Christine Aschenberg-Dugnus.

Também a Associação Alemã de Hospitais divulgou hoje um comunicado, exigindo que a União Europeia encurte o longo processo de aprovação e emita uma autorização de emergência para a vacina Pfizer-BioNTech.

 

 



Comentários

pub