Profissionais de Saúde do Algarve ficarão todos vacinados na semana que vem

Paulo Morgado diz que primeiro dia de vacinação, no Algarve, «correu muito bem»

1ª vacina no ACeS Sotavento – médico Henrique Santos – Foto: ARS Algarve

Os primeiros 1100 já estão a ser vacinados e os restantes profissionais de saúde algarvios deverão ser inoculados com a vacina contra a Covid-19 na próxima semana, já «a partir de segunda-feira, dia 4, se tudo correr conforme o previsto», revelou ao Sul Informação Paulo Morgado, presidente da Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve.

Uma enfermeira e dois médicos dos centros de saúde do Algarve, bem como duas assistentes operacionais dos hospitais, foram os primeiros a ser vacinados contra a Covid-19, esta terça-feira, e deram o pontapé de saída a um primeiro momento de vacinação, que chegará a 900 funcionários do Centro Hospitalar Universitário do Algarve – 600 em Faro e 300 em Portimão – e a 200 trabalhadores dos três Agrupamentos de Centros de Saúde da região.

«Na próxima semana, chegam mais vacinas e o processo continuará de forma normal. Vamos terminar de vacinar os profissionais de saúde e depois continuar com os lares de 3ª idade», disse Paulo Morgado.

«Em princípio, chegarão mais vacinas no dia 4, das 79 mil que Portugal vai receber. Mas é sempre difícil ter certezas absolutas, uma vez que podem surgir questões que levem a atrasos», acrescentou.

Ainda assim, a ideia é concluir a vacinação dos profissionais de saúde e «começar nos lares, já na semana que vem».

No que toca aos trabalhadores dos hospitais e dos Cuidados de Saúde Primários, o universo de pessoas a vacinar rondará as 3 mil – 2 mil no CHUA e cerca de mil da ARS.

1100 destes já receberam ou vão receber esta vacina até esta quinta-feira, dia 31.

Ao todo, há cinco locais de vacinação, nos hospitais de Faro e Portimão e nos Centros de Saúde de Tavira, Loulé e Portimão.

Nos hospitais, as duas primeiras funcionárias a ser vacinadas foram as assistentes operacionais Maria Clara Nogueira (Faro)  e Vitalina Vieira (Portimão).

 

1ª vacina no ACeS Central – enfermeira Inês Bica – Foto: ARS Algarve

 

Paralelamente, foram vacinados os elementos das equipas que integram as Áreas Dedicadas para Doentes Respiratórios e Covid-19 (ADR) e postos de colheita dos três Agrupamentos de Centros de Saúde (ACeS Barlavento, ACeS Central e ACeS Sotavento) e do Laboratório Regional de Saúde Pública do Algarve Dra. Laura Ayres.

No ACeS Sotavento, o primeiro a ser vacinado foi o médico Henrique Santos, presidente do Conselho Clínico deste agrupamento.

Henrique Santos «tem estado na linha da frente de todos os compromissos do ACeS na assistência a utentes infetados, tanto na ADC, como na Zona de Apoio à População de Tavira (ZAP), no Quartel de Tavira (assistência aos migrantes), ou na atual ADR-C do Sotavento».

Após ter sido vacinado, sublinhou que decidiu tomar esta vacina «numa atitude de pensar na proteção das pessoas e sentir que este será o primeiro passo do princípio do fim da pandemia».

No ACeS Central, foi a enfermeira Inês Bica, da Unidade de Cuidados da Comunidade Gentes de Loulé e que integra a equipa de colheitas domiciliárias deste ACeS, a primeira a ser imunizada.

«Após este período difícil cheio de adversidades, esta vacina é o impulso que precisávamos para continuarmos a desempenhar o nosso trabalho na linha da frente com a esperança que voltaremos à normalidade em breve. A vacina, embora facultativa, deve ser tida em conta para um amanhã melhor», destacou esta profissional de saúde.

 

1ª vacina no ACeS Barlavento – o médico Vitor Sobral – Foto: ARS Algarve

 

No ACeS Barlavento, o primeiro a ser vacinado foi o médico Victor Sobral, da Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados de Silves.

Para este clínico, «a vacina é um elemento muito importante para prevenir as doenças infeciosas. Neste caso, vem prevenir que nós sejamos infetados ao dar-nos sobretudo mais defesas. Como profissional de saúde, sensibiliza-me termos sido os primeiros».

As declarações dos três profissionais de saúde vão ao encontro da perceção de Paulo Morgado, que disse ao Sul Informação que o primeiro dia de vacinação, no Algarve, «correu muito bem».

«A adesão tem sido excelente. Não tivemos qualquer problema decorrente da vacinação, as pessoas estiveram muito tranquilas», descreveu.

No âmbito do Plano Nacional de Vacinação contra COVID-19, «nesta primeira fase, todos os profissionais de saúde que manifestarem interesse terão acesso à vacina, através de um processo contínuo e sequencial, de acordo com as prioridades definidas pela DGS e as respetivas entregas das vacinas ao país», concluiu a ARS do Algarve.

 

 

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44

 

 



Comentários

pub