Tabela Portuguesa do Valor Nutricional de Subprodutos Agroindustriais para Alimentação Animal já está online

Trabalho foi coordenado pelo Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, com a colaboração do Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-Alimentar do Alentejo (CEBAL) e do Tagus Valley

A Primeira Tabela Portuguesa sobre Composição Química e Valor Nutricional de Subprodutos Agroindustriais para Alimentação Animal, criada no âmbito do Grupo Operacional SubProMais – “Utilização de Subprodutos da Agroindústria na Alimentação Animal”, já está disponível online e de forma gratuita.

A utilização de subprodutos agroindustriais na alimentação animal é uma opção cada vez mais considerada pelos produtores, em alinhamento com as estratégias de economia circular, reduzindo a dependência de matérias-primas importadas e que concorrem com a alimentação humana.

Nesta tabela, é apresentada a composição química e o valor nutricional para ruminantes de cerca de uma centena de subprodutos e resíduos agroindustriais produzidos em Portugal, facilitando o acesso a informação que permite aos produtores fazerem escolhas alimentares mais adequadas aos seus objetivos produtivos e económicos.

Este trabalho foi coordenado pelo Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV I.P.), com a colaboração do Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-Alimentar do Alentejo (CEBAL) e do Tagus Valley – Tecnopolo do Vale do Tejo. O desenvolvimento de toda a plataforma ficou a cargo da empresa Ruralbit.

A Tabela de alimentos pode ser consultada em http://www.subpromais.pt

Além de subprodutos, a tabela pretende ainda dar a conhecer a composição química e nutritiva de outros alimentos para animais, nomeadamente: forragens verdes, fenos e plantas arbóreas e arbustivas resultantes principalmente de recolha de dados de Projetos de investigação acumulados há cerca de 30 anos na Estação Zootécnica Nacional, INIAV Santarém.

O Grupo Operacional SubProMais é financiado pelo Programa de Desenvolvimento Rural PDR2020, operação 1.0.1.

 

 


Comentários

pub