Portugal recebeu tranche de três mil milhões de euros do programa SURE

Revelou António Costa

Portugal recebeu hoje uma tranche de três mil milhões de euros de fundos europeus, no âmbito do programa SURE, para ajudar vários setores face à crise provocada pela pandemia do novo coronavírus, anunciou hoje o primeiro-ministro.

«Recebemos hoje a primeira tranche do empréstimo atribuído a #Portugal no âmbito do SURE, programa europeu que apoia os Estados Membros no seu esforço de proteção dos trabalhadores e empresas. Saúdo fortemente a transferência destes 3000 milhões de euros de fundos europeus», escreveu António Costa numa mensagem publicada hoje na rede social Twitter.

«Estes fundos europeus vão financiar medidas como o ‘layoff’, os apoios a trabalhadores independentes, os apoios aos país e o prémio aos trabalhadores do @SNS Portugal», sublinhou Costa.

Segundo o primeiro-ministro, «o #SURE reflete a solidariedade da #UE e a sua pronta resposta à crise», o que permite «continuar a proteger os postos de trabalho e os trabalhadores mais afetados».

«Continuamos determinados na luta contra a pandemia e na mitigação dos seus efeitos sociais e económicos», referiu ainda António Costa.

O ministro das Finanças, João Leão, tinha assinado no dia 27 de Outubro o contrato de empréstimo para o programa SURE, para apoio ao emprego, no montante de 5,9 mil milhões de euros.

Na ocasião o Ministério das Finanças referiu que este é «o instrumento europeu de apoio temporário para atenuar os riscos de desemprego numa situação de emergência», que irá «permitir o financiamento de medidas de apoio à manutenção dos contratos de trabalho e outra despesa relativa à saúde no trabalho, no âmbito da resposta à crise provocada pela pandemia da Covid-19».

Em 15 de Outubro, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, disse que Portugal iria receber «em breve» 5,9 mil milhões de euros ao abrigo do programa europeu SURE.

 

 



Comentários

pub