“Platibandas” do fotógrafo algarvio Filipe da Palma são imortalizadas em livro

Livro assenta em 160 imagens de platibandas captadas pelo fotógrafo em diferentes pontos do Algarve

Foto: Filipe da Palma

O livro “Platibandas”, em que esta «referência marcante dos edifícios do Algarve» é imortalizada em imagens captadas pelo fotógrafo Filipe da Palma, vai ser lançado na sexta-feira, dia 3 de Setembro.

A obra é ilustrada com mais de 160 fotografias do algarvio Filipe da Palma, autor de «um significativo e original levantamento fotográfico, que se tornou a base de um estudo importante para a identidade da região e para os apreciadores do património do Algarve», segundo a editora Argumentum.

Esta reflexão está explanada nos textos de Miguel Reimão Costa, José Eduardo Horta Correia, Alexandre Tojal e Pedro Prista que constam do livro. O prefácio é de Guilherme d’Oliveira Martins.

 

O livro Platibandas a ser preparado para a impressão

Como salienta a editora do livro, as platibandas, um elemento arquitetónico presente em muitas casas típicas do Algarve, «são um elemento de grande valor patrimonial, com uma importância notável na imagem dos aglomerados urbanos e dos núcleos rurais.

Embora sejam mais comuns no Sotavento, podem ver-se em edifícios espalhados por toda a região.

«As platibandas constituem uma expressão muito espacial da afirmação da cultura construtiva regional, tanto na arquitetura popular, como na erudita. São, também, um testemunho do gosto de criar formas e da perícia de construir do povo algarvio», acrescentou a Argumentum.

O livro poderá ser adquirido por 35 euros a partir de quinta-feira, através do site da editora.

 

O livro Platibandas a ser preparado para a impressão

 

 



Comentários

pub