PCP ouviu preocupações dos setores da restauração e discotecas

Além destas reuniões, o PCP realizou ainda, em Faro e Olhão, duas tribunas públicas dedicadas à defesa dos serviços públicos, contra as portagens e pela requalificação da EN125

Uma delegação do PCP participou em reuniões, esta segunda-feira, 14 de Dezembro, com representantes da restauração e das discotecas, numa altura em que estes setores passam por dificuldades.

Estas reuniões, que contaram com a presença do deputado João Dias (PCP), aconteceram com a direção da AHRESP –Associação da hotelaria, restauração e similares de Portugal e com a ADSA – Associação de Discotecas do Sul e Algarve.

Em relação à restauração, a delegação do PCP diz que «confirmou o conjunto das dificuldades que atingem este setor, decorrentes das quebras verificadas no turismo, mas também das limitações impostas pela declaração do Estado de Emergência ou de medidas como o “recolher obrigatório” e que não têm sido compensadas pelos apoios, insuficientes e limitados, que o Governo decidiu até ao momento».

«Num setor constituído fundamentalmente por micro e pequenas empresas, muitas delas de âmbito familiar, o PCP reafirmou que o combate à pandemia não passa pela proibição de atividades como a restauração, mas por medidas e apoios que salvaguardem as medidas sanitárias, bem como de apoios ao rendimento dos MPME, designadamente para que se assegure o pagamento dos salários, o levantamento das restrições no acesso a apoios decididos, o pagamento de rendas comerciais ou o efetivo apoio aos sócios-gerentes».

«Quanto às discotecas no Algarve – sector que também contribui para o desenvolvimento da atividade turística na região e assegura dezenas de postos de trabalho – estão fechadas desde Março sem que se vislumbre data para a sua reabertura», diz o PCP.

Os comunistas garantem que transmitiram a «necessidade de se atribuírem apoios a estas empresas que impeçam a sua liquidação e assegurem os postos de trabalho até que a sua atividade possa ser retomada, de forma faseada, em condições de segurança».

Além destas reuniões, o PCP realizou ainda, em Faro e Olhão, duas tribunas públicas dedicadas à defesa dos serviços públicos, contra as portagens e pela requalificação da EN125.

 

 



Comentários

pub