Pandemia não impede Monchique de voltar a ser Serra Natal

Alferce volta a ter o seu tradicional presépio

Foto de Arquivo|Nelson Inácio

Monchique volta a ser, este ano, a Serra Natal, apesar da pandemia, uma vez que «ainda que de forma diferente, esta época deverá ser sempre assinalada». Até 6 de Janeiro, Monchique apresenta «diversas razões para celebrar o Natal».

Uma dessas razões será a presença de Nelson Ramos em Monchique para construir o tradicional presépio em madeira.

O escultor vai trabalhar troncos, esculpidos com motosserra e o trabalho poderá ser
apreciado no Largo dos Chorões, estando o presépio em exposição até 6 de janeiro.

Esta iniciativa conta com a colaboração do Agrupamento de Escutas de Monchique que tem vindo a colaborar na montagem do presépio desde o primeiro ano.

«Esta colaboração espelha dedicação, criatividade e espírito de entreajuda e o Município de Monchique reconhece todo o esforço e entrega deste grupo», realça a autarquia.

Ao tradicional presépio de madeira juntam-se ateliers a pensar em atividades em família.

«O tempo pede recolhimento, mas não é impeditivo de dar asas à imaginação e de puxar pela criatividade», destaca a Câmara de Monchique, que preparou ateliers em vídeo, que serão transmitidos nas redes sociais do Município.

«Desde a construção de um calendário de advento, à confeção de gomas caseiras, os desafios são muitos e apelam a momentos familiares». Estes ateliers realizam-se aos sábados, às 14h30.

Também as ruas de Monchique «vão estar vestidas com cores de Natal, permanecendo a iluminação até dia 6 de janeiro, abrangendo também as freguesias de Marmelete e Alferce».

Já os espetáculos para a comunidade escolar que o Município organiza todos os anos, nesta altura, vão ser em vídeo.

«O Pai Natal vai-se dirigir a todas as crianças da Creche, Pré-Escolar e 1º Ciclo e deixar uma mensagem muito especial, referindo o nome de cada um e os seus gostos pessoais e conquistas», revela a autarquia.

Esta é «uma forma diferente de assinalar o Natal junto do público escolar, mas igualmente especial».

Todas as crianças vão receber, ainda, uma oferta do Município de Monchique.

O Município de Monchique está também a promover uma “Campanha de Natal para a Restauração e Comércio Local”, que pretende apoiar a economia local, atraindo clientes para o comércio local e restauração, promovendo as atividades económicas e as empresas existentes no concelho.

A iniciativa consiste em sortear vales de compras no valor total de 10 mil euros, junto da população, mediante compras efetuadas no comércio e restauração local entre 3 de Dezembro e 6 de Janeiro.

Por cada compra no valor mínimo de 10 euros, em estabelecimentos de comércio local e restauração que aderirem à campanha, o cliente fica habilitado aos sorteios que irão decorrer todas as quartas-feiras no Edifício dos Paços do concelho.

Semanalmente são sorteados semanalmente 2 mil euros em 20 vales de compras no valor de 50 euros (12), 100 euros (2), 150 euros (2), 200 euros (2) ou 250 euros (2), que podem ser descontados no comércio local ou restauração aderentes, com validade até ao dia 31 de Janeiro de 2021.

O cupão para sorteio, deverá ser colocado na tômbola instalada na Câmara Municipal de Monchique, em horário de expediente de segunda a sexta, das 9h00 às 15h00.

Para que o cupão seja válido, o consumidor deverá entregá-lo devidamente preenchido e identificado pelo estabelecimento, anexando o talão da compra que lhe deu origem.

Todas as indicações e condições de participação estão disponíveis aqui. www.cm-monchique.pt.

Este ano, devido à pandemia, foram reduzidas as atividades habituais da programação da “Serra Natal”, «sendo esse valor agora distribuído pela população através desta campanha de apoio ao comércio local e restauração, que também consiste num apoio direto à população e um incentivo ao consumo nesta altura do ano», explica a Câmara de Monchique.

A juntar a esta iniciativa, o Município de Monchique vai também distribuir a todos os funcionários desta edilidade um Cabaz de Natal constituído com produtos adquiridos no comércio local e vales de compras aos filhos dos funcionários desta edilidade no valor de 30 euros.

Às famílias mais carenciadas do concelho serão também distribuídos vales em compras nos estabelecimentos comerciais do concelho, «para que todos possam viver da melhor forma este Natal».

Para Rui André, presidente da Câmara Municipal de Monchique «esta época que vivemos pede colaboração, pede solidariedade, pede cooperação e pede entreajuda. A comunidade funciona em rede e dependemos todos uns dos outros. Ao ajudar o comércio e a restauração estamos a ajudar toda uma rede de relações pessoais e profissionais. A Câmara Municipal de Monchique assume aqui o motor de arranque desta campanha, mas ela só irá funcionar se todos colaborarem. No fundo será uma campanha em rede que só será possível mediante a participação e colaboração de toda a comunidade. Desta forma, lanço o convite e o desafio para que possamos tornar este Natal um pouco melhor para todos!».

Na freguesia de Alferce, regressa o tradicional Presépio de Aldeia, que vai estar patente até 10 de Janeiro, sendo já uma referência desta freguesia. Ainda assim, realça a Câmara de Monchique, este ano há diferenças, com uma «dimensão e registo ligeiramente diferente».

«Tendo em conta a atual situação e, considerando a comemoração do Natal mais comedida, tendo sempre em vista a segurança de toda a comunidade, como principal premissa, evitando o contato social e evitando incentivar a qualquer tipo de socialização e ajuntamento», o Município de Monchique «espera assim, que todos possam repensar o verdadeiro significado do Natal».

«É altura de reunião familiar. De reunião entre amigos. De reuniões em contexto de trabalho. Mas este ano será exceção e o Natal será vivido de forma diferente por todos. Aproveitemos, por isso, a forma de repensar o Natal e todas as vivências a ele associadas.
Acima de tudo queremos zelar pelo bem-estar e segurança de toda a comunidade. O Natal sempre será uma época do ano muito especial, embora que assinalado este ano de forma comedida. O Município de Monchique deseja a todos um feliz Natal e agradece o esforço que toda a comunidade local está a realizar no combate à pandemia», realça Rui André

“Monchique Serra Natal” é uma iniciativa da Câmara Municipal de Monchique, e este ano está integrada no projeto “Revitalizar Monchique”, financiado pelo Turismo de Portugal. Todas as ações foram incluídas neste financiamento e promovidas no âmbito deste projeto.

 



Comentários

pub