Municípios e agentes culturais juntam-se para criar programação em rede no Algarve

Investimento total do projeto ronda os 842 mil euros

Os 16 municípios do Algarve, através da AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve, a Direção Regional de Cultura e os agentes culturais da região juntaram-se para criar uma programação cultural em rede, ao abrigo de uma candidatura ao Programa Operacional CRESC Algarve 2020, recentemente aprovada.

A programação, «a ser promovida em parceria com os 16 municípios da região e a Direção Regional da Cultura, abrange um conjunto de iniciativas e eventos culturais em todos os concelhos algarvios, contribuindo desta forma para apoiar os artistas locais de cada município, realizando também itinerâncias entre concelhos», segundo a AMAL, que liderou a candidatura.

«Para além disso, tem como objetivo a valorização do território, nomeadamente com a promoção de eventos ao ar livre o que, por um lado, permite adaptar os eventos às condicionantes da realidade pandémica e, por outro, programar a atividade cultural nos monumentos, em locais históricos e mesmo em locais não convencionais», acrescentou a mesma entidade, que diz que o projeto «é de extraordinária importância, no contexto de uma região que se posiciona para ser capital europeia da cultura em 2027: “Faro – Capital Europeia da Cultura 2027”».

Com este projeto pretende-se, também, «dinamizar o turismo cultural e captar novos públicos e visitantes para a região, como contributo para a atividade turística e combate à sazonalidade».

A AMAL lembrou que a atividade cultural na região «baixou drasticamente por causa da COVID-19», pelo que os municípios algarvios procuram agora, «à escala intermunicipal, apoiar a dinâmica cultural na região, constituindo-se esta candidatura como um primeiro impulso para a retoma da atividade do setor na região».

O investimento total do projeto ronda os 842 mil euros.

«Brevemente serão conhecidos o nome do projeto, a imagem e a programação, que conta com iniciativas em múltiplas áreas artísticas (música, teatro, dança, artes de rua, artes plásticas, artes visuais, etc.) e que irá decorrer durante o ano de 2021», concluiu a AMAL.

 

 



Comentários

pub