Médico e informático algarvios criam plataforma online para facilitar a vida aos médicos internos

Projeto nasce de uma candidatura vencedora ao programa StartUP@CRIA, promovido pela Universidade do Algarve

Ricardo de Albuquerque, médico formado na Universidade do Algarve, e o informático Tiago Ferreira desenvolveram a plataforma “Logbook by Medfolio”, uma ferramenta online que pretende «tornar o Internato Médico da Especialidade mais dinâmico e menos penoso, nos momentos-chave desta etapa, rumo ao título de especialista», anunciou a UAlg.

Segundo os criadores da plataforma, que nasceu de uma candidatura vencedora ao programa StartUP@CRIA, promovido pela Universidade do Algarve, o objetivo é «revolucionar a forma como o médico interno interage com o seu currículo durante o Internato Médico».

Para isso, oferece a capacidade de gerir o seu percurso em três grandes áreas da atividade: clínica, formativa e científica.

A plataforma estará disponível a partir de 4 de Janeiro, neste link.

«A ideia do projeto surgiu durante os estágios em ambiente hospitalar e de centro de saúde, quando os colegas internos, das diversas especialidades, foram perentórios em afirmar que o Internato Médico é trabalhoso e que se consome muito tempo em tarefas não clínicas», explica Ricardo de Albuquerque.

Um exemplo, refere, «é a recolha e tratamento de dados com consequente realização de relatórios de estágio, três ou quatro vezes por ano, sendo notório que o tempo livre é cada vez menor, muito por força das tarefas que vão para além da dimensão clínica».

Neste domínio, a plataforma está desenhada para corresponder às necessidades dos médicos internos de Medicina Geral e Familiar que estão abrangidos pelo novo programa de Formação Específica de 2019, ao passo que nos domínios das atividades científica e formativa estará disponível para todos os médicos internos.

Para o médico formado pela Universidade do Algarve «a gestão de recursos humanos é uma dimensão que tem sido pouco explorada na área da Saúde e que agora ganha maior destaque».

Afinal, «quando temos médicos internos motivados e vocacionados para a prática clínica, mas que se veem assoberbados de trabalho extra-horário, só podemos esperar que a breve trecho se sintam desmotivados».

«Neste contexto surge a Medfolio, trabalhando diariamente para oferecer soluções aos médicos internos, que lhes permitam uma gestão mais dinâmica e eficaz do seu internato. Esta plataforma é a primeira grande ferramenta nessa direção, ao criar um conceito de “comunidade” Medfolio, que permita trocar impressões com os médicos internos por forma a conseguir-se uma melhoria contínua de todas as soluções que vão desenvolvendo», segundo a Universidade do Algarve.

O “Logbook by Medfolio” surgiu conceptualmente em 2016 e «em 2018 saiu do papel quando Ricardo e Tiago foram vencedores do programa de identificação e potenciação de projetos empresariais inovadores, StartUP@CRIA, promovido pela Universidade do Algarve, através do CRIA, Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia».

 

 



Comentários

pub