Marcelo recandidata-se ao cargo de Presidente da República

Marcelo afirmou que vai continuar “exatamente o mesmo”

Marcelo Rebelo de Sousa acaba de anunciar, em Lisboa, que se vai recandidatar ao cargo de Presidente da República, nas eleições de 24 de Janeiro de 2021.

“A minha primeira palavra é para vos dizer que sou candidato à Presidência da República, porque temos uma pandemia a enfrentar, porque temos uma crise económica e social a vencer, porque temos uma oportunidade única de, além de vencer a crise, mudar para melhor Portugal”, disse Marcelo Rebelo de Sousa na pastelaria Versailles, em Belém, Lisboa, tendo como cenário as cores da bandeira nacional com a esfera armilar e o escudo em tamanho aumentado.

O atual Presidente salientou que”não vai sair a meio de uma caminhada penosa”, nem “fugir” às suas responsabilidades. Garantiu que não sobrepõe o “comodismo pessoal ou familiar de hoje” à “impopularidade de amanhã”.

Marcelo acrescentou que vai continuar “exatamente o mesmo”. “Sou exatamente o mesmo que avancei há cinco anos. Português, universalista, convictamente católico, com primazia à dignidade da pessoa, ecuménico e republicano, avesso a corrupções. Determinadamente social-democrata e por isso defensor da democracia e da liberdade. Toda ela”, disse.

O recandidato presidencial prometeu que continuará a defender “diálogo e convergência com descrispação”, afirmando que isso só é possível com “um Presidente independente, que não desestabilize, mas estabilize e que una os portugueses e puxe sempre pelo que de melhor existe em Portugal”.

Na sua breve alocução, o atual Presidente pediu aos portugueses “renovação da confiança” em alguém que conhecem há “20 anos semana após semanas”, numa referência aos seus tempos de comentador televisivo.

O espaço onde agora está a Versailles, na esquina da rua da Junqueira com a Calçada da Ajuda, mesmo junto ao Palácio de Belém, funcionou como sede de campanha de Marcelo Rebelo de Sousa às eleições presidenciais de 2016.

Prestes a completar 72 anos, no dia 12 de Dezembro, Marcelo Rebelo de Sousa foi eleito Presidente da República à primeira volta nas eleições de 24 de Janeiro de 2016, com 52% dos votos expressos.

Professor catedrático de direito jubilado, antigo presidente do PSD e comentador político televisivo, assumiu a chefia do Estado em 9 de Março de 2016.

 

 


Comentários

pub